A safra de grãos de verão 2016/17 está com a colheita praticamente encerrada no Paraná e totaliza 24,8 milhões de toneladas, 23% a mais que a anterior. O carro-chefe é a soja, que contribui com 19,5 milhões de toneladas, um recorde de produção. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento. Na safra de grãos de primavera/verão são cultivados basicamente soja, milho e feijão da primeira safra.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que consolidada a primeira safra de grãos, a expectativa agora é com a segunda safra, que já está em período de formação, no campo. Ela pode render mais de 14 milhões de toneladas, diz. Segundo Ortigara, a segunda safra e mais 3,7 milhões de toneladas correspondentes aos cereais de inverno (trigo, cevada, centeio, sorgo) dão ao Paraná um destaque no cenário nacional. Podemos projetar uma produção de até 42 milhões de toneladas de grãos neste ano. Essa previsão, claro, depende das condições climáticas daqui para frente, destaca.
Os próximos 20 dias representam um período crítico para o milho da segunda safra, que está plantado e, por enquanto, em boas condições no campo, informou o administrador do Deral, Edmar Gervásio. Ele alerta para alteração na previsão de produção, caso ocorra geada mais intensa na região Oeste, onde está plantado cerca de um terço do milho da segunda safra.