No Jardim das Américas as câmeras funcionarão em pontos estratégicos de entrada e saída do bairro. O monitoramento será feito dentro da Companhia da PM no bairro, sendo observadas num primeiro momento por policiais militares. A ideia do Conseg, porém, é fechar uma parceria com a UFPR para utilizar alunos estagiários no monitoramento, com a supervisão de um policial militar.

Estamos conversando bastante (com a universidade) e a ideia é implementar algo no currículo dos alunos para motivar um planejamento, um voluntariado na área de monitoramento, explica José Carlos Mendes. Esses alunos também estariam conosco para desenvolver melhor o sistema e para deixarmos a polícia na rua. No início serão oito policiais monitorando 24 horas. A ideia é daqui a algum tempo ter só um PM na supervisão e o restante serem alunos monitorando.
Consegs Com a alta registrada nos indíces de criminalidade ao longo dos últimos anos, especialmente por conta do agravamento da crise econômica no país, também têm aumentado o número de Consegs em Curitiba. Em 2014, por exemplo, apenas 28 bairros contava com Conselhos Comunitários de Segurança. Dois anos e meio depois o número já cresceu 32%, chegando a 37 – nove deles estão ativos, mas ainda aguardam homologação.
Na minha análise, o que houve é que o número de ocorrências fez com a população buscasse se apoiar, opina Jose Claudino da Silva Dias, presidente do Conseg do Pilarzinho.