O processo seletivo simplificado para contratação de músicos para a Orquestra Sinfônica do Paraná e de bailarinos para o Balé Teatro Guaíra recebeu 150 inscrições até a manhã desta quarta-feira (31). O anúncio dos editais foi feito domingo (28) e esse número de inscrições se deu em apenas dois dias.

Os dados são da Fundatec, responsável pelas inscrições. Serão preenchidas 31 vagas na Orquestra e 23 no Balé.

O período de inscrições segue até o dia 26 de junho de 2017. Os editais e a ficha de inscrição estão em www.fundatec.org.br

Para concorrer a uma vaga, músico ou bailarino precisa ser brasileiro nato ou naturalizado; se estrangeiro, estar em situação regular no Brasil; possuir idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação; possuir Ensino Médio completo em instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou título estrangeiro equivalente; possuir passaporte válido no ato da contratação; disponibilidade para viagens nacionais e internacionais, trabalhar fins de semana e feriados, e se necessário, compensar horas; conhecer e estar de acordo com as normas do Edital. 

O candidato à vaga de bailarino deve ter, também, registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e emprego (DRT) na função bailarino até a data da contratação. 

O anúncio dos editais foi feito no último domingo pelo secretário de estado da Cultura, João Luiz Fiani, durante concerto comemorativo aos 32 anos da OSP.

ORQUESTRA

Criada há 32 anos, pelo então governador Beto Richa, a Orquestra Sinfônica do Paraná já realizou 1.200 concertos, óperas e balés, apresentados em diversas cidades brasileiras, com um público estimado de 2,4 milhões.

Para o atual processo seletivo são 31 vagas para os cargos de músicos, de preenchimento imediato e mais 93 vagas para compor cadastro de reserva. Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao Regime Celetista de contratação. As provas serão práticas, por meio de audições que acontecerão em Curitiba.

Há vagas para Clarinete e Requinta, Contrabaixo, Contrafagote e Fagote, Corne Inglês e Oboé, Fagote, Flauta, Oboé, Percussão, Tímpano, Trombone Baixo, Trompa Alta, Trompa Baixa, Trompete, Viola, Violino e Violoncelo. 

 

BALÉ

São 23 vagas para o cargo de bailarinos e bailarinas, de preenchimento imediato, e mais 10 vagas para compor cadastro de reserva. 

Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao Regime Celetista de contratação. As provas serão práticas, por meio de audições, e acontecerão em Curitiba.

PALCOPARANÁ

Os músicos e bailarinos contratados vão compor o quadro funcional do Serviço Social Autônomo (SSA) Palcoparaná, que por meio de contrato de gestão, assinado com o Governo do Estado, colaborará com o Centro Cultural Teatro Guaíra, dando continuidade nas programações artísticas do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná.