Curitiba terá, na noite desta sexta-feira (10), um “beijaço” contra a homofobia. O evento está marcado para as 19h30 na Praça Tiradentes. A ação acontece após Diego Nunes, professor de inglês e músico, publicar na internet um texto em que diz ser alvo de preconceito por funcionários do Bar do Ceará, na Rua Saldanha Marinho, no Centro da Capital. 

“Hoje (segunda-feira, dia 5) estive presente no bar, estava acompanhado e quando fomos dar um beijo, o rapaz do bar veio até nossa mesa bateu na mesa e com olhar de reprovação soltou ‘aqui não, hein’ disse Nunes, em uma publicação no Facebook. Ele contou que pensou em fazer algo na hora, mas que por medo não fez nada.

Para ele, a manifestação não irá mudar o preconceito existente. “Honestamente, não acredito que pessoas lgbtfobicas deixem de ser de uma hora para a outra. É bem possível que o evento em si não faça ele mudar o pensamento dele com relação ao preconceito, porém, acredito que a repercussão que isso tenha gerado poderá sim fazer ele pensar duas vezes antes de reprimir qualquer pessoa no bar” fala o professor e músico.

José Luciano, proprietário do bar, negou que o ato tenha sido preconceituoso. Ele disse que o bar é frequentado por todo tipo de clientes e que não há discriminação. “Eu não tenho nada contra, pode ser dois homens, duas mulheres ou um homem e uma mulher. Tem clientes que vão com a família e se fosse um casal de homem e mulher eu falaria a mesma coisa” disse Luciano. Ele alega que pediu educadamente para que os dois parassem e foi atendido.

Diego Nunes contou à reportagem do Bem Paraná que a ideia do protesto surgiu nas redes sociais. Após várias pessoas verem e compartilharem o post, foi criada a manifestação. Ele afirma ter recebido apoio de diversas pessoas por meio de mensagens no Facebook.

Até o final da tarde desta quinta-feira, 278 pessoas já tinham confirmado presença no evento. A programação prevê uma caminhada da Praça Tiradentes até a frente do bar.