Divulgação

O sambista Zeca Pagodinho polemizou no programa “Altas Horas”, da Globo, neste sábado (17) e acabou sendo muito criticado nas redes sociais.

Tudo começou quando um jovem que estava na plateia repetiu uma pergunta feita décadas antes no extingo programa “Jô Soares Onze e Meia”, no SBT: “qual é a diferença entre o samba, o partido-alto e o pagode?”

Há 20 anos, o músico se atrapalhou todo ao tentar responder o questionamento. Desta vez, foi mais duro na resposta.

“Que pergunta antiga. Olha, que tipo de samba você está falando? Tem samba-enredo, samba de partido-alto, samba de roda…”, disse o cantor.

O jovem, então, insistiu no questionamento, pedindo uma explicação sobre as diferenças entre cada um dos “tipos” de samba. A resposta foi:

“A diferença é que você tem que fazer o samba, né? Você vai cantar um partido-alto e não [será] a mesma coisa que o samba-enredo.”

Ainda não satisfeiro, o jovem repetiu então a pergunta sobre qual seria a diferença entre o partido-alto e o samba enredo. Zeca respondeu então que o rapaz deveria ir “na avenida que você vai ver o samba-enredo, vai para o morro que você verá o partido-alto e vai para o pagode que você verá o samba de roda”, emendando em seguida que não seria ele quem ensinaria isso ao jovem.

Nas redes sociais, tanto o cantor foi criticado, por sua falta de jogo de cintura, como o jovem, pela tentativa de criar uma saia justa.