O governador Beto Richa participa, hoje, do lançamento da campanha Se ligue nessa ideia, Sem óleo na Rede, criada pela Sanepar. O lançamento será às 11 horas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O objetivo é conscientizar a população paranaense a não jogar o óleo usado na rede de esgoto. Nessa nova etapa, a campanha tem a parceria de empresas privadas e entidades e se tornou um processo completo de logística reversa. 

O óleo de cozinha, junto com outros materiais como panos, plásticos e cabelos, formam uma crosta que entope a tubulação. Por isso, o óleo deve ser separado e pode ser destinado para instituições ou pessoas que o utilize como matéria-prima para fazer sabão e detergente. Os cabelos também não devem ser jogados em ralos, pias e vasos sanitários. E a orientação é para que cada imóvel tenha sua caixa de gordura e que os responsáveis façam manutenção e limpeza periódicas para evitar transtornos.
Quando estes tipos de materiais vão para a rede de esgoto, os principais riscos são de entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamentos nas ruas e nos poços de inspeção (local onde é feita a manutenção e limpeza das redes).

O que não deve ir para a rede de esgoto

Óleo de cozinha

Água da chuva;

Papéis e panos

Restos de comida;

Cigarros

Plásticos

Cabelo

Fraldas, absorventes e preservativos