Com uma claque de deputados aliados e ministros, o presidente Michel Temer fez ontem um pronunciamento no Palácio do Planalto em que atacou o procurador-geral, Rodrigo Janot, por ter feito a denúncia contra ele, fez ataques a um ex-funcionário do Ministério Público e também ao delator Joesley Batista. Temer disse ainda que a reinventaram o Código Penal e incluíram uma nova categoria: a denúncia por ilação. Se alguém cometeu um crime e eu o conheço, logo sou também criminoso, disse.
Sem citar nenhuma vez o nome de Janot, Temer disse ainda está disposto a lutar pelo governo e por sua honra. Não fugirei das batalhas, nem da guerra que temos pela frente. A minha disposição não diminuirá com os ataques irresponsáveis à instituição Presidência da República, nem ao homem Michel Temer. Não me falta a coragem para seguir na reconstrução do Brasil e na defesa de minha dignidade pessoal, disse Temer no fim do discurso de cerca de 20 minutos.
Temer criticou ainda o fato de o procurador ter fatiado as denúncias. Se fatiam as denúncias para provocar fatos semanais contra o governo. Querem parar o País, parar o Congresso num ato político, com denúncias frágeis e precárias. Atingem a Presidência da República, atentam contra o País, disse.
O presidente afirmou que foi denunciado por corrupção passiva, sem jamais ter recebido valores. Nunca vi o dinheiro e não participei de acertos para cometer ilícitos. Onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Inexistem. Reinventaram o código penal e incluíram uma nova categoria: a denúncia por ilação. Se alguém cometeu um crime e eu o conheço, logo sou também criminoso, reforçou.
Infâmia – Temer destacou ainda que é advogado e que está tranquilo em relação a denúncia no âmbito jurídico, e que ela é na realidade uma infâmia de natureza política. No momento que estamos colocando o País nos trilhos somos vítimas desta infâmia de natureza política, disse o presidente, destacando que foi denunciado a essa altura da vida por corrupção passiva.
Segundo Temer, abriu-se ontem perigosíssimo precedente em nosso direito. Esse tipo de trabalho trôpego permite as mais variadas conclusões sobre pessoas de bem e honestas, disse. Temer falou que o desespero de se safar da cadeia moveu Joesley e seus capangas. Criaram uma trama de novela. A denúncia é uma ficção, afirmou. O presidente disse ainda que devia explicações ao povo, a cada cidadão brasileiro, a minha família e amigos.