O Atlético Paranaense arrancou um empate em 2 a 2 com o Corinthians, nesse sábado (dia 15) à noite, na Arena Corinthians, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paranaense ficou em 13º lugar, com 16 pontos. O time paulista segue isolado na liderança com 36 pontos, 11 pontos à frente do segundo colocado, o Grêmio.

Esse foi o segundo jogo do Atlético sob o comando do técnico Fabiano Soares. No entanto, pela segunda vez, ele não pode ficar no banco de reservas, porque seu contrato não foi registrado no BID.

O time deu sinal de vida na partida desse sábado, ao contrário de quarta-feira, contra o Cruzeiro, quando parecia uma equipe morta no gramado – com pouca vibração e organização. Contra o arrasador Corinthians, o Atlético mostrou muita força defensiva e inteligência. Escolheu os momentos e os métodos corretos para atacar o adversário.

ARBITRAGEM
Depois do jogo, o técnico do Atlético, Fabiano Soares, reclamou de uma penalidade não marcada a favor do time, no segundo tempo. “Teve um pênalti que o árbitro não apitou que poderia ser nossa vitória”, disse.

FASE
O Corinthians não levava um gol há sete rodadas do Brasileirão. Como mandante, a equipe paulista vinha de seis vitórias consecutivas.

ESCALAÇÃO
O Atlético tinha a volta de Paulo André, Lucho González e Douglas Coutinho, poupados na derrota para o Cruzeiro. Pablo também retornou após ser liberado para resolver problemas pessoais. Os desfalques eram Thiago Heleno, suspenso, e Rossetto, lesionado. No banco, a novidade era o retorno do meia Felipe Gedoz, que estava afastado. Outra surpresa foi a utilização do lateral Cascardo como meia-direita. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. Os meias ofensivos eram Cascardo (direita), Lucho (centro) e Coutinho (esquerda).

O Corinthians não tinha Pablo (lesionado) e dois suspensos: Guilherme Arana e Rodriguinho. O esquema também era o 4-2-3-1.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 11 finalizações (4 certas), 37% de posse de bola, 3 escanteios e 75% de precisão nos passes e lançamentos. O Corinthians somou 18 finalizações (9 certas), 7 escanteios e 84% nos passes e lançamentos. Os dados são do WhoScored.

CORINTHIANS 2 x 2 ATLÉTICO-PR
Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Moisés; Gabriel, Maycon, Marquinhos Gabriel (Pedrinho), Jadson e Romero (Clayson); Jô. Técnico: Fábio Carille
Atlético: Weverton; Jonathan, Wanderson, Paulo André e Sidcley; Otávio, Eduardo Henrique, Cascardo (Nikão), Lucho González (Eduardo da Silva) e Douglas Coutinho; Pablo. Técnico: Fabiano Soares
Gols: Jonathan (37-1º), Jô (44-1º e 5-2º) e Otávio (36-2º)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Público: 41.201 pagantes (41.458 total)
Renda: R$ 2.403.003,90
Local: Arena Corinthians

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
26 – Marquinhos Gabriel chuta de fora. Weverton defende.
28 – Jadson bate de fora da área. A bola passa perto.
37 – Gol do Atlético. Jonathan parte da ponta direita, dribla três adversários na área e chuta no canto. Golaço.
44 – Gol do Corinthians. Boa troca de passes. Moisés cruza da ponta esquerda. Jô aparece livre na segunda trave e chuta.

Segundo tempo
5 – Gol do Corinthians. Boa troca de passes. Jadson toca para Jô, que ajeita para Maycon. O volante cruza para Jô chutar.
16 – Fagner tabela com Jô, recebe na área e, na cara do gol, chuta sobre o travessão.
19 – Bate e rebate na área. Douglas Coutinho pega a sobra, mas chuta sobre o gol.
25 – Sidcley cruza. Pablo desvia de calcanhar. A defesa tira antes que Lucho finalize.
36 – Gol do Atlético. Otávio chuta de fora da área. Balbuena tenta desviar de cabeça e mata o goleiro Cássio.