No próximo dia 24 de julho, o Ministério da Educação-Inep divulga o edital para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja Nacional. As inscrições poderão ser feitas de 7 a 18 de agosto e a aplicação da prova será em 8 de outubro, um domingo.

Qualquer pessoa que não tenha concluído os estudos nesta fase pode se inscrever, mesmo que não esteja cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Haverá 564 locais de provas em todo o Brasil.

Na rede municipal de ensino de Curitiba, há cerca de 250 estudantes da EJA que têm condições de fazer o exame, que é gratuito. Para fazer a prova do ensino fundamental, o candidato deve ter pelo menos 15 anos na data do teste. Esta é uma oportunidade para os estudantes que estão na EJA fase 2 nas escolas da Prefeitura, ou seja, os que estão cursando do 3º ao 6º período, o que equivale ao 6º até o 9º ano do ensino fundamental. Eles podem fazer o exame e concluir algumas das disciplinas para acelerar a conclusão do ensino fundamental, explica a gerente da EJA da Secretaria Municipal da Educação, Isabel Nowacki.

O exame também é oferecido para o ensino médio, grupo que é atendido pela Secretaria de Estado da Educação. Neste caso, os interessados devem ter no mínimo 18 anos completos na data da prova.

As provas para o exame para o ensino fundamental incluem conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Os documentos certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) serão emitidos pela Secretaria de Estado da Educação.

EJA Online 2017

Além do Encceja, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos têm a opção dos Exames da EJA Online 2017, oferecida pelo Estado. As inscrições para a primeira etapa, que é a do ensino fundamental, já estão abertas e vão até 31 de julho, com provas dia 9 de agosto.

Nesta etapa, os conteúdos incluem Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Matemática, Ciências, Educação Física e Arte.

As provas são aplicadas em datas definidas, com seis disciplinas sendo abordadas em cada ocasião, ao longo do dia. São considerados concluintes do Fundamental ou do Médio quem conseguir nota igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas e na média entre a prova de Língua Portuguesa e a Redação. A certificação é emitida pelas instituições de ensino credenciadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 

Os interessados devem apresentar original e fotocópia de documento de identidade em qualquer instituição de ensino da rede estadual que esteja credenciada para os exames. 

Para as etapas do Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos no ato das inscrições, e para o Ensino Médio, 18 anos completos.

Haverá uma segunda oportunidade, na segunda etapa para o ensino fundamental, com inscrições programadas para o período de 21 de agosto a 11 de setembro e provas dia 27 de setembro. Neste caso, os conteúdos serão os de Língua Portuguesa e Redação, Matemática, História, Geografia, Educação Física e Arte.

O edital das provas da EJA Online 2017, o conteúdo de cada disciplina e a lista de escolas credenciadas está disponível no portal da Secretaria estadual da Educação, no endereço: www.educacao.pr.gov.br/eja