Com a previsão metereológica de frio intenso nos próximos três dias, a Prefeitura de Curitiba intensificará o serviço de busca ativa a pessoas em situação de rua em toda a cidade. Equipes de abordagem social da Fundação de Ação Social (FAS), que desde maio participam da Ação de Inverno – Curitiba que Acolhe, estarão nas ruas para localizar e ofertar acolhimento a todas as pessoas que estiverem em perigo.

Serão 22 assistentes sociais e educadores sociais e 11 servidores de apoio técnico na ação emergencial. Eles estão divididos em seis equipes que realizam o serviço de busca ativa e outras cinco que saem às ruas atendendo apenas as solicitações que chegam à Central 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população. O atendimento à população de rua é uma prioridade da gestão do prefeito Rafael Greca.

Como funciona

A ação emergencial é feita das 19h às 23h sempre que a temperatura chega à mínima de 7 graus. Nos demais horários, os serviços de busca ativa e abordagem social seguem o cronograma de rotina das equipes da assistência social. São realizados, durante o dia, pelo Centro de Monitoramento 24 Horas, na Regional Matriz, e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros POP, nas outras nove regionais de Curitiba.

O trabalho será mais concentrado na Regional Matriz, já que 62% da população de rua vivem no centro da cidade. A presidente da FAS, Elenice Malzoni, explica que o objetivo é localizar todas as pessoas que estão em situação de rua e correm risco de morte. Não podemos perder nenhuma pessoa para o frio, por isso, estaremos nas ruas para fazer o resgate e ofertar acolhimento e demais serviços que sejam necessários, disse.

Infraestrutura

Para receber as pessoas em situação de rua neste inverno, a Prefeitura implantou duas unidades: as casas da acolhida do Bairro Novo e do Rebouças. Das 18h até a manhã do dia seguinte, os equipamentos ofertam quartos, banheiros, refeitório, guarda-pertences e uma área para armazenamento de roupas que são fornecidas às pessoas que chegam.

Em anexo à unidade do Bairro Novo, foi implantado um Centro POP, que oferece atendimento durante o dia. Nos três espaços, que ofertam 280 vagas, os usuários podem tomar café da manhã, almoçar, jantar e cuidar da higiene. Equipes técnicas coordenam os serviços com o apoio de voluntários.

Além dos equipamentos emergenciais, as pessoas em situação de rua atendidas emergencialmente durante a Ação de Inverno podem ser acolhidas nas unidades que já compõem a rede oficial da Prefeitura. São quatro unidades de acolhimento que têm capacidade para atender até 236 pessoas adultas. Se for considerado o atendimento de rotina, que possui unidades conveniadas e atendimento diurno, o número de vagas ofertadas para a população de rua chega a aproximadamente 1.550.

No caso de crianças e adolescentes em situação de rua, as equipes da FAS acionam os Conselhos Tutelares e a Fundação realiza o acolhimento em unidades que atendem esse público.

Refeitório móvel

As pessoas em situação de rua que circulam pela região central também contam com o Expresso Solidariedade, um ônibus adaptado que funciona como um refeitório móvel.

Desde junho, o ônibus circula pela cidade para a distribuição de refeições feitas por voluntários. O atendimento acontece diariamente, das 20h às 24h, em pontos mapeados onde há maior concentração da população de rua.