Para os alunos que estão completando o Ensino Médio e se preparando para o vestibular, além da difícil decisão sobre qual curso deseja fazer, a escolha da faculdade onde pretende se graduar também merece atenção. Uma boa dica é aproveitar as férias para estudar um pouco mais sobre as instituições de ensino que ofereçam os cursos pretendidos pelo aluno.
O cuidado na escolha deve ser ainda maior se a escola foi privada. É importante que o jovem estudante verifique se a instituição realmente corresponde aos seus anseios, se atende a determinadas exigências, se é mesmo certificada e regularizada pelo Ministério da Educação, por exemplo, alerta Fabio Silva, coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino.

A decisão sobre qual curso fazer e onde estudar pode interferir significativamente no rumo que a vida do estudante vai tomar. Por isso, é preciso que a escolha seja a mais acertada possível, completa Silva.

Além da preocupação com a escolha da instituição, os vestibulandos devem aproveitar julho para descansar, mas sem perder o ritmo dos estudos. Quem está se preparando para o vestibular, precisa ter consciência de que cada minuto é precioso. Por isso, o ideal é separar alguns momentos deste período de férias para dar uma revisada no conteúdo pode ser o diferencial para a aprovação.

O vestibulando precisa ter em mente que estudar demais também pode ser prejudicial para o desempenho em todo o segundo semestre. A estafa e o desgaste mental atrapalham o raciocínio e dificultam o aprendizado. Além de tentar manter os horários de sono, o vestibulando, mesmo nas férias, deve separar uma ou duas horas por dia para revisar conteúdos e, eventualmente, começar a estudar algum assunto novo.

Essa não é a melhor época para colocar todos os exercícios atrasados em dia ou entender a disciplina que apresenta mais dificuldade. Fazer isso neste período pode te angustiar o aluno, afirma de Igor Suga, professor de Química do Stoodi- plataforma de educação à distância com foco no Enem e vestibulares.

 

 


Confira 5 dicas importantes para a escolha da faculdade

1 Confira se a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)
Certifique-se de que está mesmo cadastrada no sistema e-MEC. Diplomas de instituição que não estão cadastradas no sistema não possuem validade;

2 Atenção às primeiras turmas
Mesmo que autorizadas pelo MEC, ainda assim o curso necessita de posterior reconhecimento para o registro do diploma, que ocorre somente após o cumprimento de 50% a 75% do seu tempo de duração;

3 Antes, faça uma visita à instituição para conhecer como realmente ela é e como funciona.
Verifique suas instalações, como bibliotecas e sala de informática, e se toda sua infraestrutura realmente atende a suas expectativas;

4 Avalie com muita atenção se o valor da mensalidade e os reajustes previstos ao longo do curso
além de eventuais despesas extras, como taxas de matrículas, poderão ser assumidos durante toda a graduação;

5 Informe-se sobre o corpo docente
pesquise sobre as titulações e qualificações dos professores que farão parte da grade curricular do seu curso. Além de procurar saber as últimas avaliações da instituição realizadas pelo MEC.

 


Equilibre descanso com ritmo

Não deixe a peteca cair

Período é de férias. No entanto, é preciso se lembrar da máxima: enquanto uns se divertem, outros estudam para conquistar uma vaga no vestibular. Então, vale fazer uma forcinha neste ano de vestibular. O estudo pode ser comparado ao exercício físico: quem está acostumado a se exercitar sempre, um mês parado pode resultar em mais dificuldade na hora de retomar as atividades.

Escolha uma diversão educativa

Neste cenário, por que não unir o útil ao agradável? Atividades como ir a peças de teatro com encenações originadas de livros que caem no vestibular, frequentar museus ou assistir filmes que falam de momentos históricos importantes podem ajudar a distrair a cabeça sem perder o contato com os conhecimentos importantes para o vestibular.

Equilibre a balança e aproveite para colocar o sono em dia

O tempo de descanso é muito importante para que seu cérebro tenha uma boa performance. Alunos que aproveitam as férias para passar noites em claro vendo séries ou jogando videogames estão correndo o sério risco de acabar o mês de julho mais cansados ainda. No período de férias, o aluno deve dormir e acordar nos mesmos horários que está habituado.