Presente em 99,7% dos lares brasileiros, a popularidade deste alimento fez com que ele ganhasse uma data no calendário especialmente em sua homenagem: 20 de julho é o Dia do Biscoito. Entre tantas opções disponíveis nos pontos de venda, você sabe qual o tipo mais consumido nos estados do sul do país?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), 38% do consumo total de biscoitos em 2016 na região foi do tipo seco doce, por exemplo maria/maisena e rosquinhas. Em segundo lugar ficaram os salgados tradicionais (água e sal/cream cracker), com 26%, seguidos pelos recheados, com 23%.

Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que diante da atual conjuntura econômica, a crise não afetou gravemente o segmento. Pelo contrário, os dados refletem o comportamento do consumidor que não retirou da cesta os produtos básicos para o dia a dia. Acreditamos que, com a retomada de poder de compra, outras categorias, como os cookies, wafers e cobertos, voltem a ganhar destaque e comecem a competir com os tradicionais diz.

Juntos, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul consumiram 11% do total nacional, aproximadamente 187 mil toneladas de biscoito, perdendo apenas para os estados que compõem as regiões Norte e Nordeste, com 37,5%, e Leste e interior do Rio de Janeiro (14,5%). Ainda de acordo com ranking nacional de compras do segmento apresentado pela consultoria, aparecem em quarto lugar o interior de São Paulo (10%), seguido por Centro-Oeste (8,5%) e Grande Rio de Janeiro (8%).

O estudo analisou uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões brasileiras