Se no campo a presença da massa polar assusta produtores, outros setores festejam o clima gelado. Em Curitiba, o setor turístico se beneficia com a fama de ser a Capital mais fria do País. E os números comprovam. Curitiba recebe mais visitantes nos meses de inverno que nos meses de verão.
Em julho de 2016, Curitiba registrou 9.308 atendimentos nos Postos de Atendimento ao Turista, o maior número de todo o ano passado. Foram mais atendimentos que nas férias do verão, ressalta a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra. As características urbanísticas e arquitetônicas da cidade somadas ao frio criam uma atmosfera que atrai os visitantes, explica. A cidade fica mais charmosa.
Tatiana também exalta a diversidade de atrativos na Capital. Temos muitas opções temáticas de gastronomia e o próprio Festival de Inverno do Centro Histórico, lembra ela. O festival vai até 23 de julho.
O presidente do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau, Adonai Aires de Arruda Filho, afirma que o fluxo de turistas é maior durantes os meses de inverno. Percebemos a chegada de muitos turistas do Nordeste nessa época, diz ele. Escutamos com frequência as pessoas comentarem que aqui elas podem usar aquela bota que não sai do armário ou aquele casaco que foi comprado na Argentina, brinca.
O Convention representa diversos hotéis e restaurantes da cidade e a rede gastronômica, segundo Arruda Filho, acaba sendo um grande chamariz para os turistas.
Neve e geada — Para quem vem a Curitiba no inverno, sempre fica a expectativa de neve. A chance de nevar é pequena, mas segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), há uma grande probabilidade de gear durante essa semana na cidade, inclusive hoje.
Entre a madrugada e início da manhã de ontem, houve registro localizado de chuva congelada em Curitiba — que muitas vezes confude-se com neve. A tarde na Capital foi gelada durante todo o dia, mesmo com o sol aparecendo durante a tarde. De noite, a temperatura já se aproximava do 0. Às 19 horas, Curitiba marcava 4,3ºC, e a previsão para a manhã de hoje é de mínima de 0 grau.

Apesar do zero grau, não vai nevar na Capital
A madrugada e manhã de hoje ainda será mais gelada que ontem em todo o Estado, segundo previsão do Simepar. As temperaturas vão continuar abaixo de zero no Centro-Sul, Sudoeste e na Região Metropolitana de Curitiba. Na Capital, os termômetros devem ficar próximo de zero, mas neve está descartada.
Algumas cidades do Paraná registraram formação de neve na madrugada de ontem, como foi o caso de Palmas. Apesar do frio intenso que deverá ser registrado nos próximos dias, o tempo ficará seco (em Curitiba), não sendo essa uma condição favorável para a ocorrência de neve, afirmou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
A queda brusca de temperatura e as marcas negativas passaram a ser registradas na madrugada de ontem, quando a maioria dos municípios das regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Centro e Sul dos Campos Gerais do Estado marcaram temperaturas abaixo de zero. Foram destaques Inácio Martins (-4º), Palotina (-3,2), Pinhão (-3,9º) e São Mateus do Sul (-3º).
O frio veio com muita força porque a onda de ar polar, que provoca essa queda nas temperaturas, está bastante intensa e deve avançar um pouco mais sobre o Paraná nas próximas 24 a 48 horas, alerta o meteorologista.