Um dia após ser exonerado do cargo de secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude pelo prefeito Rafael Greca (PMN), o filho do governador Beto Richa, Marcelo Richa, foi reconduzido ao cargo ontem. Em decreto datado de 10 de julho, mas publicado apenas na última segunda-feira, Greca exonerava o secretário, a pedido do próprio Marcelo, sob a alegação de motivos pessoais. Segundo a prefeitura, a exoneração valeria até o próximo dia 21. Ontem, o Diário Oficial da Capital trouxe nova publicação, renomeando Richa para o cargo a partir do próximo sábado.

2018
Segundo aliados políticos do grupo do governador, Marcelo Richa teria a intenção de disputar uma cadeira na Assembleia no ano que vem. A exoneração, mesmo que temporária, suscitou especulações sobre problemas na aliança do PSDB com a gestão Greca, desmentidas por ambos os lados.

Papel toalha
A Câmara Municipal de Curitiba homologou licitação que prevê o gasto de até R$ 52.300,00 para o fornecimento, por um ano, de papel toalha, copos descartáveis, mexedores plásticos descartáveis, papel higiênico, sabonete líquido, álcool gel, dispensadores e outros materias para a Casa. A vencedora da concorrência foi a VB Comércio de Produtos Alimentícios Eireli. O valor máximo previsto no edital era de R$ 76.011,10. A proposta vencedora foi 31,19% menor.

Quantidade
O fornecimento começará quando for encerrado o saldo com a empresa vencedora do certame realizado ano passado, ainda em vigor. Os preços são fixos e não podem ser reajustados durante a vigência do contrato. Segundo a direção da Câmara, o Legislativo faz o pagamento pelos produtos efetivamente entregues, de acordo com sua necessidade. A cláusula 6.2, por exemplo, afirma que a quantidade anual, bem como o valor efetivamente pago até o final da contratação, poderá variar, não cabendo à licitante quaisquer direitos caso não sejam atingidas as quantidades máximas previstas.

Isenção
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, entregou na segunda-feira, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), uma consulta sobre a possibilidade encaminhamento de uma proposta de lei para isentar do pagamento de taxas nas inscrições dos concursos públicos do Estado, eleitores que tenham prestado serviço no período eleitoral. Segundo ele, o benefício já é oferecido aos eleitores do Distrito Federal. De acordo com o desembargador, a medida pretende aumentar o número de mesários voluntários e, consequentemente, diminuir os custos com as convocações.

Escarpa
Um grupo de lideranças políticas e representantes de organizações da sociedade civil se reuniram ontem pela manhã no Plenarinho da Assembleia para discutir ações em defesa da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana e dos Campos Gerais. O projeto que pretende reduzir a área de preservação em até 70% do tamanho atual pode ser votado logo após o recesso parlamentar, em agosto. O grupo está programando ações para conscientizar a população sobre a importância do assunto e assim conquistar o voto dos deputados para que rejeitem a proposta.

Caravana
Estão em jogo interesses de grupos muito poderosos. Para fazer um contraponto a isso, será necessário mobilizar os paranaenses contra o projeto e explicar de forma didática a todos a importância dessa área de preservação, diz o deputado estadual Péricles de Mello (PT). Uma das ações propostas foi uma caravana que percorra todos os municípios abrangidos pela APA. Outra é possibilidade da criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para tratar do tema, tendo em vista que há muitos interesses em conflito.