Este será o último fim de semana de férias na rede pública municipal e estadual e de algumas escolas particulares. A rede municipal de Curitiba iniciou o período de férias de inverno no dia 10 de julho, e a retomada das aulas acontece na próxima terça-feira para os cerca de 131 mil crianças e adolescentes das 185 escolas e 206 centros municipais de educação infantil (CMEIs) da rede.

A rede estadual teve um período de recesso menor. As férias começaram no dia 17 de julho, e a retomada do ano letivo será na quarta-feira que vem. O Estado tem 2,1 mil escolas. Ainda na rede estadual, nos dias 24 e 25 (segunda e terça) acontece a Semana Pedagógica, que é reservada a debates com professores e funcionários da educação.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, explica que esse evento, realizado duas vezes por ano, tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais da educação através de discussões sobre temas que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem dos mais de um milhão de estudantes da rede pública estadual.