Na próxima sexta-feira, 28 de julho, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde promove, de segunda (24/7) a sexta-feira (28/7), a Mobilização Contra Hepatites Virais, com palestras e testes gratuitos em oito unidades de saúde.

As equipes vão levar informações sobre a doença – causas, prevenção e tratamento -, e diagnosticar possíveis portadores do vírus, especialmente da hepatite C.

As mobilizações têm como público-alvo pessoas com diabetes ou dependência de insulina. Escolhemos esse grupo porque estudos apontam que muitos diabéticos desenvolvem também a diabete tipo 2. Sabendo quem são os diabéticos, podemos encontrar quem tem a hepatite C, explica a técnica do Serviço de Referência de Hepatites Virais da secretaria, Maria Elizabeth Ferraz. Estima-se que 1,9% dos curitibanos têm hepatite e que 60% dos contaminados ainda não tenham sido diagnosticados.

Não tratada, a doença, que causa a inflamação do fígado, pode evoluir para cirrose e câncer. Mas tem cura e por isso o diagnóstico é fundamental. O teste é recomendado especialmente para pessoas a partir dos 40 anos. Até 1993, não havia teste para detecção da hepatite C e transfusões e outros procedimentos com contato de sangue contaminado podem ter causado a transmissão do vírus, que nem sempre se manifesta no organismo.

Programação

Nas mobilizações da próxima semana, além do teste rápido, os convidados vão participar de palestras sobre as hepatites. Na segunda-feira (24/7) as unidades de saúde Rio Bonito (manhã) e Iracema (tarde) recebem as mobilizações.

Na terça-feira (25/7), é a vez dos postos de saúde Vila Guaíra (manhã) e Campo Alegre (tarde). Na quarta-feira (26/7), o evento será realizado nas unidades Vila Feliz (manhã) e João Cândido (tarde).

Na quinta-feira (27/7), a mobilização será nos postos Ouvidor Pardinho (manhã) e São Braz (tarde). Encerrando a semana, o evento será na unidade de saúde Bacacheri, na sexta-feira (28/7).

Além desta semana de mobilização, os testes são ofertados permanentemente nas unidades de saúde e no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), na Rua do Rosário, 144, São Francisco, sem custo.

Para a hepatite B, há ainda a prevenção com vacina, também ofertada nos postos de saúde.

 

Semana de Mobilização Contra Hepatites Virais

Segunda-feira (24/7)

Unidade de Saúde Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana) – das 8h às 12h.

Unidade de Saúde Iracema (Rua Professor Nivaldo Braga, 1571, Capão da Imbuia) – das 14h às 17h.

 

Terça-feira (25/7)

Unidade de Saúde Vila Guaíra (Rua São Paulo, s/n, Guaíra) – das 8h Às 12h.

Unidade de Saúde Campo Alegre (Avenida das Indústrias, 1.749, CIC) – das 14h às 17h.

 

Quarta-feira (26/7)

Unidade de Saúde Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866, Novo Mundo) – das 8h às 12h.

Unidade de Saúde João Cândido (Rua Ourizona, 2.250, Sítio Cercado) – das 14h às 17h.

 

Quinta-feira (27/7)

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, s/n, Rebouças) – das 8h ao meio-dia.

Unidade de Saúde São Braz (Rua Antônio Escorsin, 103, São Braz) – das 14h às 17h.

 

Sexta-feira (28/7)

Unidade de Saúde Bacacheri (Avenida Pref. Erasto Gaertner, 797, Bacacheri) – das 8h às 12h