A Mercedes Benz revelou na África do Sul sua primeira picape média, a Classe X, primeiro utilitário médio com caçamba da empresa e também de uma marca de luxo na história. A picape chega ao Brasil no começo de 2019 fabricada na Argentina, um projeto conjunto entre Nissan, Renault e Mercedes-Benz, que já revelou ao mundo a nova Frontier e também a Alaskan picape média da Renault. A Classe X no Brasil será verdadeiro modelo de luxo, devendo custar a partir de algo próximo a R$ 200 mil, com nomes como X 200 a X 350, seguindo a tradicional nomenclatura da marca.
Compartilhando plataforma e muitas peças da Nissan Frontier, já vendida no Brasil, a Mercedes fez várias modificações deixando os traços nipônicos apenas perceptível na linha de perfil lateral. No mais, tem estilo alemão, mudando para-lamas, grupo óptico e grade. Atrás, embutiu as lanternas traseiras na caçamba. Dentro, trabalho no interior das portas para ganhar 7 cm na largura e um tratamento sofisticado nos detalhes, isolamento termoacústico, materiais de qualidade. Na mecânica aumentou as bitolas dianteira e traseira, aproximando as rodas do limite da curvatura dos para-lamas, arrematados por alargadores. Na estética colheu resultado de disposição esportiva ante as linhas. Mecânica com opção de dois motores a diesel: Nissan quatro-cilindros e Mercedes V6, também turbo, 254 cv, 62 m.kgf de torque, caixa automática de sete marchas. Tração nas rodas traseiras, transferível às 4 rodas, ajustável por botão. Desenvolveu novo trambulador para a alavanca de marchas. Suspensão dianteira por braços sobrepostos e traseira com eixo rígido e multiancoragem, com molas helicoidais. Capacidade de carga pouco acima de 1 tonelada, altura livre do solo em 20 cm, apta a cruzar rios com até 64 cm de vau. Para os mercados europeus e australiano, três versões: Pure de entrada, Progressive a intermediária e Power que a marca quer chancelá-la como primeira picape premium.