A manhã deste domingo (23) foi marcada por resultado inédito para o Brasil: a gaúcha Jacqueline Valente, de 31 anos, conquistou o segundo lugar da terceira etapa do Red Bull Cliff Diving, conhecido como o Mundial de Saltos em Penhasco. Acontecendo desde 2009, a competição já contou com a participação de outros brasileiros, como os paraenses Jucelino Júnior e José Wilker, mas nunca um representante do País havia chegado ao pódio do evento. 

Jaki Valente, como é mais conhecida, participa do Red Bull Cliff Diving como convidada (wildcard, em inglês) de algumas etapas desde 2014 e, atualmente, concilia o seu trabalho com shows de saltos ornamentais em um cruzeiro americano com treinos para a competição. De lá para cá, evoluiu bastante, apresentando novos saltos, mas sem ter chegado entre as três primeiras colocações antes. 

Desta vez, foi diferente. Ao lado de outras sete atletas na categoria feminina, Jaki saltou de uma plataforma a 21 metros de altura no mar de Polignano a Mare, na Itália, onde já competiu em anos anteriores. A brasileira teve que executar quatro saltos ao total, chegando a ocupar a primeira colocação e finalizando em segundo. Jaki ficou atrás apenas da australiana Rhiannan Iffland, que já venceu outras oito etapas do Red Bull Cliff Diving e foi campeã mundial de 2016. 

Estou muito feliz, não consigo acreditar. Tudo o que eu queria era executar meus quatro saltos da melhor maneira possível. É uma sensação inexplicável. O sentimento é de pura felicidade. Vou continuar treinando muito e, agora, estou ainda mais motivada. Daqui pra frente, só vai melhorar!, disse Jaki. 

Entre os homens, o italiano Alessandro de Rose aproveitou a torcida local e conquistou o primeiro lugar, resultado inédito em sua carreira, desbancando favoritos como o britânico hexacampeão Gary Hunt e o colombiano Orlando Duque, vencedor da última etapa, em Portugal. Os americanos David Colturi e Andy Jones ocuparam a segunda e a terceira colocações, respectivamente, deixando a disputa pelo título mundial ainda mais incerta. 

Ainda restam outras três etapas para que os campeões mundiais da temporada 2017 do Red Bull Cliff Diving sejam definidos. A competição segue, agora, para o Texas (EUA) no dia 3 de setembro, e ainda passará pela Bósnia e Herzegovina e pelo Chile.

Resultados do Red Bull Cliff Diving Itália:

1. Alessandro De Rose (ITA); 2. David Colturi (EUA); 3. Andy Jones (EUA); 4. Jonathan Paredes (MEX); 5. Michal Navratil (CZE); 6. Orlando Duque (COL); 7. Blake Aldridge (GBR); 8. Artem Silchenko (RUA); 9. Gary Hunt (GBR); 10. Sergio Guzman (MEX); 11. Viktar Maslouski (BLR); 12. Steven LoBue (EUA); 13. Owen Weymouth (GBR)

1. Rhiannan Iffland (AUS); 2. Jaki Valente (BRA); 3. Anna Bader (ALE); 4. Adriana Jimenez (MEX); 5. Helena Merten (AUS); 6. Ginger Huber (EUA); 7. Eleanor Townsend (EUA); 8. Cesilie Carlton (EUA)