A rede municipal de ensino de Curitiba retoma as aulas para o segundo semestre, hoje. São cerca de 131 mil estudantes das escolas municipais e Centros de Educação Infantil (Cmeis). Com isso, a partir hoje a Secretaria de Trânsito (Setran) inicia operações especiais durante toda a semana nos bairros da cidade para orientar motoristas, pais e alunos sobre os cuidados no trânsito.
A estimativa da Setran é que o retorno das aulas aumente em cerca de 30% o número de carros circulando pelas ruas de Curitiba.
As ações educativas terão início no Portal Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas, das 9 horas às 11h30. Agentes de trânsito e guardas municipais vão conversar e orientar motoristas sobre cuidados nas vias com a volta das crianças para a escola. No período da tarde as orientações serão feitas na Rua João Bettega, próximo à Avenida das Indústrias, no Portão. As ações serão feitas das 14h30 às 17 horas.
Nas abordagens ao longo da semana os agentes de trânsito vão entregar material impresso aos motoristas sobre o Projeto Vida no Trânsito, dicas sobre o uso de cinto de segurança e cadeirinhas para crianças e como o pedestre deve se comportar no trânsito, sempre atravessando na faixa.
Rede estadual — A volta às aulas na rede estadual de educação acontece nesta quarta-feira. Hoje e amanhã, os professores e servidores nas escolas participam da semana pedagógica.