Uma outra pesquisa, agora realizada pela GfK, acaba por demonstrar e ratificar a importância do futebol, como produto indispensável para a televisão dos dias atuais. Recente levantamento aponta que, em 2017, número de até agora, o gênero – futsal, futebol de campo, futebol de praia e futebol americano – foi transmitido aproximadamente 8 mil vezes na televisão brasileira, entre jogos inéditos e reprises, impactando 64,7 milhões de pessoas em canais das TVs aberta e fechada nas 15 regiões metropolitanas. A praça mais atingida foi São Paulo, 18,6 milhões de indivíduos. Os homens são maioria entre esses telespectadores, 59% de participação, com distribuição muito igual entre as diversas classes econômicas. A faixa etária mais presente é 35 anos de idade ou mais (60%), seguida por aqueles entre 25 e 34 anos (16 %) e 18 a 24 anos (11%). Esses, como alguns pontos importantes da pesquisa, mas existem outros.


Dado interessante
Ainda da pesquisa da GfK, a Afinidade, índice que mede a concentração de audiência de um público-alvo selecionado, comparando-o com a do público total, neste quesito, o futebol é o líder disparado entre os homens. A análise de consumo mostra que 51% assistiram às partidas sozinhos, 43% com a companhia de mulheres e 31% na presença de outros homens.

Primeira impressão
Pelo trabalho já verificado no ar, pelo Viva, verifica-se que a Globo foi muito feliz na reconstrução de Os Trapalhões. Especialmente na escolha dos novos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Além de parecidos, um grupo dos mais talentosos.

Escolha discutida
Nada contra uma ou a favor da outra, mas dentro da Record, a indicação da repórter Larissa Alvarenga como nova apresentadora do Fala Brasil causou certa indignação. Há o entendimento que Salcy Lima, que já vinha na função de folguista e assumiu na saída da Carla Cecato, teria que ser a escolhida. Com toda certeza, prevaleceram outros critérios.

Movimentação
O Vídeo Show passa por uma nova série de mudanças, entre elas, as saídas de Alinne Prado e Rafael Cortez. E alegando motivos pessoais, Kizzy Magalhães também deixará a direção geral do programa, substituída por Aída da Silva e Leandro Meneguitti já a partir do começo do próximo mês.


Mascarado — O especial Chacrinha, o Eterno Guerreiro, no ar em agosto no Viva e, em setembro na Globo, resgatou a brincadeira do cantor mascarado. Coube a Luan Santana a missão de tentar enganar a plateia, cantando sucessos de Roberto Carlos. No programa, Chacrinha é interpretado por Stepan Nercessian.


Digital
Uma reunião em Brasília, nesta segunda-feira, irá confirmar ou não o desligamento do analógico em Recife nesta próxima quarta. Tudo passa a depender do percentual de domicílios habilitados para receber o digital.

Duplo comando
Extinta a figura do Diretor de Núcleo na Teledramaturgia, ficou assim a distribuição de comandos na próxima novela das sete da Globo, Deus Salve o Rei. Fabrício Mamberti vai assinar a direção artística, enquanto Luciano Sabino, a geral.

Voltando ao Brasil
Depois de um bom período em Portugal, Aguinaldo Silva volta ao Brasil no fim de semana. No dia 1º de agosto, liberado pela Globo, irá gravar o Persona em Foco, do Atílio Bari, para a TV Cultura.

Freezer
No circuito musical consta a informação que a dupla Victor e Leo entrou para a geladeira na Globo, após os problemas relacionados a Victor Chaves e suas críticas à emissora na questão envolvendo o The Voice Kids. Há quem diga que eles já são ausências confirmadas na programação de fim de ano. Sobre o caso, a coluna procurou tanto a Globo, que disse desconhecer tal orientação, quanto a assessoria dos artistas, que ainda não se manifestou.

Detalhe
A teledramaturgia da Globo, até para evitar maiores desavisos, informa que a fila das novelas das 9 está confirmada. Depois da Glória, pela ordem, Walcyr Carrasco e João Emanuel Carneiro. Aguinaldo na sequência.


Bate – Rebate

Está indo bem o SBT Notícias, com Analice Nicolau, nas madrugadas…
… Não raramente tem conseguido dividir a liderança com a Globo.
Hallelujah, na voz de Rufus Wainwright, entra na trilha sonora de Belaventura, novela da Record…
… E também Fascinação, com Elis Regina…
… Por essas e se seguir por aí, podemos entender, nível dos mais elevados.
Terceira temporada do reality Super Chefinhos, para o Mais Você, começa a ser gravada nesta semana.
Fernando Sampaio, de O Rico e Lázaro, conversa com o SBT para fazer Poliana…
… Aliás, em relação a esta novela, o tempo joga a favor do diretor Reynaldo Boury…
… Como existe tempo pela frente para o início das gravações, a escolha do elenco está sendo feita sem correria.
A Globo está com equipes no Rio Grande do Sul, gravando primeiras cenas da próxima das 6, Tempo de Amar…
… Trabalhos, por enquanto, concentrados em Garibaldi e Bento Gonçalves.


C´est fini

Filhos da Pátria, série estrelada por Fernanda Torres e Alexandre Nero, seguirá o mesmo caminho de outras produções da Globo. Vai estrear primeiro – e na íntegra – na plataforma Globo Play, em 3 de agosto, e em seguida na TV, dia 19 de setembro.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!