ROBERTO OLIVEIRA
RECIFE, PE (UOL/FOLHAPRESS) – Depois de protagonizarem um confronto na saída do jogo entre Sport e Palmeiras na Arena Pernambuco, no domingo (24), pelo Brasileiro, 54 torcedores foram liberados no Recife. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Polícia Civil do estado.
A grande maioria, 52 torcedores, foi detida e liberada após assinar um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Enquadrados no artigo 41B do Estatuto do Torcedor —”promover tumulto, praticar ou incentivar a violência”, considerado crime de menor potencial ofensivo—, eles foram soltos mediante o compromisso de se apresentar em audiência quando solicitados pela Justiça.
Os dois torcedores restantes era menores e, portanto, não poderiam assinar um TCO. Eles foram enquadrados em crime semelhante, e liberados após assinar um Boletim de Ocorrência Circunstanciado, também se comprometendo a comparecer às instâncias judiciais quando intimados.
Segundo apurou a reportagem, do total de 54 torcedores, apenas quatro eram do Sport, mas também havia torcedores do rival Santa Cruz envolvidos na confusão. Eles estavam misturados com os palmeirenses, vestidos com o uniforme da principal torcida organizada no Palmeiras.
Vale lembrar que, na semana passada, no clássico entre Náutico e Santa pela Série B, torcedores do Sport também haviam sido detidos em meio à confusão com tricolores. Além disso, no início do mês, um torcedor já havia sido morto após briga entre tricolores e rubro-negros numa estação de metro no centro do Recife.