Fundo Garantidor de Crédito

25/07/17 às 00:00 Celso Oliveira

É uma Instituição Privada que tem por objetivo proteger o crédito dos investidores e clientes dos bancos nacionais. Foi criada em 1995 e é mantida por todas as instituições financeiras do Brasil, com a missão de transmitir tranquilidade e segurança para os usuários do Sistema Financeiro Nacional. As Instituições Financeiras são, compulsoriamente, convidadas a participar do fundo, sendo obrigatório a todos os Bancos que desejam operar no Brasil.

A proteção ao cliente é limitada a R$ 250.000,00, por CPF e por Instituição Financeira, ou seja, caso algum investidor possua valores superiores a esse, o ideal seria utilizar mais de uma Instituição Financeira para proteger seus recursos. Os recursos aplicados vão desde Caderneta de Poupança, Depósitos à Vista em Conta Corrente até CDBs da Instituição Financeira.
A cobertura não se aplica a títulos públicos como o Tesouro Direto, Debêntures ( títulos de empresas privadas ), Fundos de Investimentos de todos os tipos e operações na Bolsa de Valores. É importante salientar que os títulos públicos possuem a garantia do próprio emissor que, na maioria dos casos, é o Governo Federal.
O fundo só será acionado em caso de liquidação de um Banco, e o ressarcimento ao investidor pode demorar entre dois e três meses para começar a ser feito e, outra característica, é que o valor a ser ressarcido não terá correção.
Diante dos fatos apresentados acima, fica claro que é importante escolher boas Instituições Financeiras para deixar o seu dinheiro e, de preferência, diversificar os investimentos e instituições bancárias para não ser surpreendido futuramente.

Celso Oliveira é contabilista, professor da Faculdade Estácio Curitiba

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop