Um comitê de segurança foi criado, ontem, para atender a demanda do sistema de transporte coletivo da Grande Curitiba, especialmente sobre segurança. Ontem, motoristas e cobradores realizaram uma manifestação pelo assassinato de um motorista na noite de sábado, durante um arrastão na Linha Curitiba/Jardim Paulista. Ao mesmo tempo, o governo definiu que vai fazer um estudo de viabilidade para a instalação de câmeras em todos os ônibus que operam em Curitiba e na Região Metropolitana.

As medidas foram definidas durante uma reunião, no final da tarde de ontem, entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc), o sindicato patronal, Coordenadoria da Região Metropolitana (Comec), Metrocard, Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de Curitiba. Antes, o Sindimoc realizou uma manifestação, paralisando o transporte público por uma hora a partir das 15 horas.
A paralisação aconteceu em vários terminais e cidades vizinhas. Às 15 horas, o motoristas desligaram os motores dos ônibus onde estavam. No Centro de Curitiba, houve concentração de ônibus na Praça Rui Barbosa. Apesar do transtorno, desta vez os motoristas e cobradores receberam mais apoio do que críticas da população.
O protesto foi marcado depois do assassinato de um motorista da Linha Curitiba/Jardim Paulista que, na noite de sábado, foi assassinado durante um arrastão quando o ônibus saia de Colombo. Os assaltantes, depois de roubar os passageiros, atiraram no motorista.
Ainda na madrugada de domingo, o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, usou as redes sociais para pedir por filmadoras já nos ônibus. Para o sindicato esta é uma maneira de coibir os assaltos aos ônibus, terminais e estações-tubo, que multiplicam-se.

Patrões dizem que vão apoiar medidas
Logo após a reunião que criou o comitê de segurança e que o governo vai estudar a viabilidade de ter câmeras nos ônibus de transporte de passageiros, o Sindicato das Empresasde Transporte Urbano Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), emitiu uma nota informando que o sindicato vai apoiar as medidas propostas.
O Setransp divulgou que vê com bons olhos a criação desse comitê e vai continuar contribuindo com informações e sugestões para garantir a segurança de seus colaboradores e passageiros. Vamos apoiar todas as iniciativas que busquem garantir a segurança no transporte coletivo”, disse o diretor executivo das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Luiz Alberto Lenz César. “Somente com o engajamento de todos é que vamos encontrar soluções para esse grave e complexo problema.
A próxima reunião do comitê será na semana que vem. Também foi acertada uma campanha de orientação para trabalhadores e usuários do transporte, visando ensinar procedimentos de segurança e outra campanha orientando usuários para fazer registro de todas as ocorrências, para facilitar a programacao tática de ações da segurança pública.