A chave para realizar uma boa entrevista de emprego está em como você se prepara. Conhecer a empresa, a vaga para qual está se candidatando e ter confiança em si mesmo são pontos essenciais para um bom desempenho. Neste artigo, Jonathan Sampson, Managing Director da Hays Brasil, dá dicas que vão te ajudar neste processo, antes e durante a entrevista. 

Além de fazer o chamado “dever de casa”, pesquisando sobre a empresa onde disputará uma vaga, é importante que o candidato tenha foco durante a entrevista. O consultor lembra que é importante conhecer também quem irá fazer a entrevista. No entanto, o principal é entender bem a vaga pela qual o interessado se candidatou. Isso é fundamental para saber qual deve ser o foco de discussão durante a entrevista, como e de que forma a contratação irá contribuir com a empresa.

Um outra dica bem interessante, segundo o consultor é ter algumas perguntas na manga, caso o entrevistador pergunte se há algum questionamento. “Procurar matérias ou atividades realizadas pela empresa, além de se preparar para as perguntas mostra interesse, entusiasmo e comprometimento com a empresa. Tente sempre pensar em algo que não seja óbvio, porém interessante, isso vai te diferenciar de outros candidatos”, afirma Sampson.

Para evitar transparecer nervosismo, vale a dica de chegar pelo menos 15 minutos antes do horário da entrevista. Para que isso ocorra, no dia anterior estude o caminho e calculo quanto tempo será necessário para chegar até o local da entrevista. “Sempre é bom saber onde se está indo para evitar atrasos por conta de ruas de mão única ou distância do estacionamento”, alerta.

 


Dicas para um bom desempenho em entrevista

1 Faça a lição de casa
Pesquise sobre a empresa e sobre o mercado em que ela está inserida.

2 Pratique técnicas de entrevistas
Pense como é possível demonstrar as habilidades e experiências na entrevista. Isso dará mais confiança ao candidato. Se pedirem uma apresentação durante o processo, o candidato deve ir além do básico e ter anotações à disposição.

3 Estude o caminho até a empresa
Uma das suas prioridades antes da entrevista é entender como se chega ao local. Verificar se é possível pegar transporte público ou onde se estaciona o carro.

4 Tenha foco
Um dos segredos para o sucesso é estar 100% focado nas perguntas realizadas pelo entrevistador, por isso, organize e resolva as pendências que tiver, para garantir maior concentração e demonstrar interesse a vaga.

5 Na noite anterior ou na manhã da entrevista
Durma bem. A noite que antecede a entrevista é o momento de relaxar e ter um sono tranquilo.

6 Se alimente bem
Tenha uma boa refeição, procure por alimentos que dão energia. É importante evitar o álcool a todo custo, ele irá atrapalhar seu desempenho.

7 Fique calmo e sinta-se confiante
No início, o nervosismo é normal, mas procure ficar calmo e confiante. Pense positivo e tente controlar a respiração. Se você se preparou, realizou as pesquisas adequadas, não há porque se preocupar.

8 Realize uma última leitura
Dê uma olhada nas pesquisas que realizou, para manter frescas em sua mente.

9 Não se esqueça do currículo impresso
Certifique-se de ter impresso exemplares do currículo, bem como qualquer outra informação de suporte, como referências ou um portfólio. Leve também um bloco de notas e uma caneta.

10 Atenção a vestimenta
Certifique-se que esteja vestido de forma adequada para a entrevista. Para ter uma ideia de como os colaboradores costumam se vestir, procure nos perfis de redes sociais da empresa . Não deixe para escolher oque usar para o último minuto – o ideal é deixar tudo pronto no dia anterior.