As baixas temperaturas pedem espaços aconchegantes, com ambientações que exaltem conforto e aquecimento para deixar o inverno mais agradável – vale investir em um décor que proporcione um toque especial para os dias frios.

Os arquitetos Sérgio Valliatti e Luciana Tomasi Patrão, do escritório Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura, explicam que alguns elementos são bem característicos de espaços de inverno. Uma sugestão é que o mobiliário seja mais natural, utilizando estruturas de madeira – a madeira potencializa a sensação do aconchego e transmite a ideia de calor – e tecidos mais pesados como veludo ou peles. Para os revestimentos, vale priorizar texturas e toques acolhedores, amadeirados e estampas mais clássicas como cashmere e adamascados. Na paleta de cores, é interessante investir em tons mais solares, amarelados e brick, ou então nos verdes mais outonais, tons que remetam à natureza.

Além disso, os arquitetos pontuam que lareiras são boas pedidas: são elementos funcionais e estéticos que complementam as decorações invernais, podendo ser revestidas externamente com pedras, tijolos rústicos e até madeiras brutas.

Para entrar no clima da estação, confira três projetos charmosos e inspiradores:


Projeto dos arquitetos Sergio Valliatti e Luciana Tomasi Patrão – vitrine da Villa Batel Decor
O ambiente aposta na cor caramelo, tom mais fechado e quente, combinando com mobiliário em madeira e couro. O toque final fica por conta da champanheira que se transforma em lareira quando as temperaturas caem.


Projeto da arquiteta Mariana Paula Souza
A utilização do tapete e de almofadas visa deixar o ambiente mais confortável e acolhedor. A lareira e o revestimento em madeira se complementam, transformando o espaço no ambiente perfeito para os dias mais frios


Projeto da arquiteta Caroline Andrusko.
Diferentes texturas, peças e materiais trazem para o décor uma aura contemporânea com toques requintados. O projeto conta com elementos que conferem aconchego e tons neutros, com aplicações pontuais de cor para valorizar os materiais. Destaque para a presença de madeira que aquece e enobrece a ambientação.