Indivíduos que cumprem pena no regime semiaberto da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, podem desenvolver capacidades a partir de cursos a distância, disponíveis no Telecentro – Espaço Cidadão, inaugurado no dia 21.

Além dos cursos online, o laboratório de informática será utilizado para exames online oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação. As primeiras provas já estão marcadas: serão no dia 9 de agosto e permitirão a conclusão de disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.

Fruto de parcerias firmadas pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), o telecentro também será local para o desenvolvimento de atividades acadêmicas pelos detentos que conquistarem vagas no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).

As instituições só conseguem atingir seus objetivos se tiverem boas parcerias. Para o Depen, elas são fundamentais. Estamos em uma nova forma de gestão, em que o foco é dar condições para que as pessoas privadas de liberdade retornem à sociedade com condições possíveis de trabalho e estudo e não retornem ao mundo do crime. Contar com parceiros especiais que se juntam a nós nesta tarefa é consolidar projetos como este que acabamos de inaugurar, afirma o diretor-adjunto do Depen, Cezinando Vieira Paredes.

O espaço conta com oito computadores, doados pela Fundação Scarpa de Pinhais e que poderão ser utilizados de forma segura – exclusivamente para fins de aprendizado – a partir do trabalho elaborado pela Secretaria para Assuntos Estratégicos para atender este público específico, que atualmente é de cerca de 50 detentos na unidade prisional. É uma honra participar de um projeto tão especial e tão importante para a sociedade como um todo, diz o coordenador do Programa Espaço Cidadão/Telecentro na Seae e na Celepar, Maurício Ferreira.

Os cursos online fechados – sem navegação na internet aberta – são ofertados pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). O projeto tem o apoio da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, à qual o Centro de Regime Semiaberto da Lapa está vinculado.

Para o diretor do Regime Semiaberto da Lapa, Eduardo de Almeida Cunha, esse telecentro é um novo espaço que propiciará a inclusão digital e realização de cursos profissionalizantes, contribuindo assim, no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdades.

O todo é feito de partes e são pequenas partes como esse novo espaço que propiciam oportunidades de um recomeço para as pessoas que retornam à sociedade, após estarem privadas de liberdade, afirma a presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba, Isabel Mendes.

Também participaram do evento de inauguração do Telecentro do Centro de Regime Semiaberto da Lapa o diretor da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, Ismael Salgueiro Meira; Toni Antunes, representando o prefeito da Lapa; a diretora da Fundação Scarpa, Matilde Pupo; o presidente Subseções da OAB Paraná – Lapa, Diego Timbirussu Ribas; Ricardo Prevedello, da OAB-Lapa; Elizabete Subtil de Oliveira, do Conselho da Comunidade de Curitiba; a coordenadora de Educação e Capacitação do Depen, Glacelia Quadros, bem como outras autoridades e representantes de parceiros do Depen-PR.