SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A terceira medalha o Brasil e uma inesperada derrota da maior estrela da natação atual marcaram o quarto dia da natação no Mundial de Budapeste, nesta quarta (26). João Gomes Júnior, 31, se tornou o segundo nadador mais rápido da história para levar a prata nos 50 m peito. O capixaba cravou 26s52, novo recorde sul-americano, e só ficou atrás do britânico Adam Peaty, 22, recordista mundial, que fez 25s99. O bronze ficou com o sul-africano Cameron van der Burgh.

“É a concretização de um sonho, de uma meta. Estou muito feliz pelo início do meu ciclo Olímpico. Eu vou estar em 2020 [nos Jogos de Tóquio]. Vou lutar por isso”, disse João Gomes Júnior. O Brasil quase fez dobradinha no pódio, já que Felipe Lima ficou em quarto. Nos dias anteriores, o país também obteve pratas com o revezamento 4 x 100 m livre masculino e Nicholas Santos nos 50 m borboleta.

Nesta quinta (27), o país tem chance de pódio com Etiene Medeiros nos 50 m costas –as finais são às 12h30 (de Brasília, com SporTV 2). A maior surpresa das finais, porém, ocorreu nos 200 m livre feminino. Campeã olímpica e mundial, a americana Katie Ledecky foi prata na prova, superada pela italiana Federica Pellegrini. Katie, que na terça se tornara a mulher com mais ouros em Mundiais (12), jamais perdera uma prova individual internacionalmente.