A Copel colocou em operação uma nova linha de transmissão em 230 mil volts no centro-sul do Paraná. O circuito tem 42,5 quilômetros de extensão e conecta as subestações Klacel (Klabin Celulose) e Figueira.

Este empreendimento, que recebeu investimento de R$ 19,4 milhões, é a etapa final da linha que inicia na subestação Ponta Grossa Norte e substitui uma antiga rede que operava há mais de 50 anos.

A Copel investe permanentemente para modernizar e tornar o sistema elétrico do Paraná cada vez mais robusto, destacou o presidente da Copel, Antonio Guetter. Desta forma, a Copel atende com qualidade e segurança à demanda crescente por energia, acrescentou.

A linha recém-energizada vai favorecer uma das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. O empreendimento passa por cinco cidades: Figueira, Ibaiti, Curiúva, Telêmaco Borba e Ventania.

Esta nova linha é a terceira e última etapa da substituição da antiga linha. O primeiro passo, em 2015, foi conectar a subestação Klacel ao Sistema Interligado Nacional (SIN), dividindo a linha existente em duas.

Já a segunda etapa foi a construção da linha de transmissão entre as subestações Ponta Grossa Norte e Klacel, com 96,9 quilômetros. O empreendimento completo recebeu investimento de R$ 63,7 milhões.

A necessidade da reconstrução desta linha na região central do Paraná foi determinada por um trabalho conjunto entre profissionais da Copel que atuam com o planejamento energético, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).