A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) informa que não houve adesão dos médicos contratados pela fundação à greve da categoria ligada ao Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná (Simepar) na manhã desta quinta-feira, 27, nas unidades em que atua: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital do Idoso Zilda Arns, Maternidade Bairro Novo, Caps e Samu.

Ao todo, a Feaes tem 638 médicos, sendo a instituição com mais médicos contratados na capital paranaense, com a maior remuneração hora-médica da região. Nos últimos quatro anos, reajustou os salários da categoria com 33,68% de aumento real. 
Para não deixar desassistidos os pacientes, caso houvesse adesão da categoria à paralisação, a Feaes elaborou um Plano de Contingência, com a fixação de quantitativo mínimo em todos os locais atendidos por médicos da fundação.

A paralisaçã desta quinta foi comunicada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), Mario Antonio Ferrari, no último dia 21 ao Conselho Regional de Medicina (CRM), ao Ministério Público do Trabalho, à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, à Secretaria Municipal de Saúde, à Procuradoria de Justiça de Proteção a Saúde e à Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes). Segundo o sindicato, no entanto, a categoria decidiu manter 60% do atendimento eletivo nas unidades e 100% do atendimento dos casos de urgência e emergência, para não prejudicar a população.