Em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta quinta-feira (27/7), o prefeito Rafael Greca autorizou a execução do projeto do binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha em fase experimental. O projeto começará com obras de recuperação do asfalto da Mateus Leme, em agosto.

Depois das obras e de mudanças de sinalização e itinerários de ônibus o binário poderá ser implantado. A Mateus Leme passará a ter sentido único em direção ao São Lourenço e a Nilo Peçanha, em direção ao Centro. As adequações do trânsito serão feitas pela Setran.

O binário será implantado em caráter experimental para melhorar o trânsito na região. Depois do funcionamento, vamos debater com a população da região para definir se deverá ser permanente, explicou o prefeito.

O binário, com cerca de 3,1 km de extensão, integra as regionais Matriz e Boa Vista e a sua execução envolve obras de recuperação asfáltica da Mateus Leme e a criação de uma linha circular de ônibus que atenderá o roteiro Mateus Leme/Bom Retiro/Opet/Nilo Peçanha e que deverá ser estudada pela URBS.

Rotatória

Outro projeto viário na área de abrangência das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha foi validado pelo prefeito nesta quinta. Trata-se da implantação de uma rotatória no entroncamento da rua Eugênio Flor/Nilo Peçanha (na continuidade da João Gava) e São Salvador, nas proximidades do Farol da Cidade. 

É uma intervenção para facilitar a ligação do Abranches com o Pilarzinho, Tanguá, até a Santa Felicidade, explicou o prefeito. A obra será orçada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Portão e Pinheirinho

Também foi aprovada a revitalização, com asfalto, da ligação viária das regionais do Pinheirinho e CIC pelas ruas João Bonat, Professor Algacyr Munhoz Mader.

Será a revitalização viária numa extensão de 5,8km da região Sul da cidade com asfalto novo, asfalto curitibano, disse Greca. A ligação a ser revitalizada passa pelos bairros do Novo Mundo, Fazendinha e CIC. As obras também terão início em agosto.

Participaram da reunião, o vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, e o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert, acompanhados de equipes técnicas.