Em todas as palestras ou cursos sobre vendas que participei nestes últimos anos e em todos os livros que li sobre vendas, um tema recorrente é a fidelização do cliente.
Em minhas palestras também abordo tal tema, dando a ele um tratamento especial, afinal a concorrência em qualquer área tende sempre a aumentar e o cliente com tantas opções, vai sempre lembrar daqueles que fizeram o tão falado “algo a mais”.
As empresas estão conscientes da importância de se construir uma relação de confiança e conquista do cliente. Muitas passaram a investir em programas de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de relacionamento com o cliente), importante ferramenta para se conhecer e manter uma relação com o cliente e consequentemente fidelizá-lo.
Dorothy Leeds, diz em seu livro Power Speak que: “Cativar os ouvintes será mais fácil se você souber as quatro coisas que mais despertam interesse nas pessoas: sexo, saúde, dinheiro e elas próprias. Isto parece extraído de uma lista cínica, mas a maioria dos bons oradores baterá numa dessas teclas, geralmente a última”. Trazendo o seu pensamento para área de vendas, quer dizer que o vendedor tem que despertar o interesse do seu cliente. O vendedor deve tratar o cliente de forma especial e exclusiva, ser cordial, ouvi-lo, conhecer seus hábitos e necessidades e atender suas expectativas. A fidelização é um passo adiante. Concretizada a venda é preciso manter uma relação com este cliente, para que o mesmo se torne fiel ao produto. Um simples telefonema ou um cartão enviado no aniversário, informar o lançamento ou promoções de produtos que se enquadrem no perfil do cliente podem fazer a diferença.
Infelizmente muitos vendedores acreditam que apenas atendendo bem e criando empatia, fará com que o cliente retorne. Eles não acreditam no processo de construção da fidelização e acabam deixando a responsabilidade de atrair clientes por conta da empresa, de forma fria e impessoal, através de propagandas.
Para os profissionais que lidam constantemente com o público e dependem deles para garantir boas comissões, não há nada mais simples. Não é preciso muito trabalho ou grandes investimentos. O primordial é nunca deixar seu cliente sem contato por muito tempo. Pelo menos uma vez ao ano, mostrar ao cliente que ele não foi esquecido.
O profissional que faz o cliente se sentir lembrado e especial conquistará a sua fidelidade para si, não importando a empresa ou o produto que esteja vendendo!!!!
Um grande abraço, boa semana e Deus te abençoe.
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Desmar Milléo Junior, Autor do Livro: “Apenas Boas Intenções Não Bastam”,  Palestrante nas áreas motivacional, comportamental e vendas.Treinamentos com Jogos de Negócios & Simuladores.
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