O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), negou ontem, na reabertura dos trabalhos da Casa após o recesso parlamentar, que o governo do Estado pretenda enviar um novo pacote de ajuste fiscal para ser votado no segundo semestre. Ele admitiu, porém, que o Executivo está finalizando projetos que alteram questões administrativas, entre elas, mecanismos de estímulo a reincorporação de policiais militares aposentados.

Incorporação
Nada de anormal. São apenas mensagens para melhorar ainda mais a área administrativa do governo. Nada de ‘pacotaço’, garantiu o tucano. Segundo ele, os projetos devem chegar ao Legislativo até a semana que vem. Desde o mês passado, parlamentares da base governista na Assembleia vêm comentando que o Palácio Iguaçu estaria preparando novas medidas de ajuste fiscal. Entre elas, além de incentivos para que PMs em vias de se aposentar continuem em serviço estariam o corte de gratificações de servidores, inclusive professores das universidades estaduais.

Transporte
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, ontem, sugestão à prefeitura para que o passageiro de ônibus tenha desconto ao comprar antecipadamente créditos do cartão transporte. A medida, segundo o vereador Bruno Pessuti (PSD), serviria para evitar a fuga de usuários do transporte coletivo. Na gestão passada, do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT), a prefeitura tentou oferecer o desconto, mas a iniciativa foi vetada pelo Ministério Público sob a alegação de que os créditos do cartão transporte não poderiam ser comprados por dois preços diferentes. Pessuti lembrou que nos postos de combustíveis essa diferença de preços já está sendo aplicada.

Atração
A bancada de oposição na Câmara Municipal de Curitiba pretende aproveitar a polêmica em torno do pacote de ajuste fiscal, que dividiu a Casa no primeiro semestre, para atrair vereadores que se posicionaram contra as medidas. Na votação dos quatro primeiros projetos, no final de junho, dez dos 38 parlamentares votaram contra as propostas. Todo esse episódio surtiu um efeito importante para a democracia, o poder Legislativo, que é a divisão de forças. Existe um movimento de outros vereadores que são da base que também não estão satisfeitos com a condução dada pelo Executivo. Acho muito salutar que a gente tenha um equilíbrio de forças maior, avaliou o vereador Goura (PDT).

Promoção pessoal
O Tribunal de Contas do Estado condenou os ex-prefeitos de Chopinzinho (Sudoeste), Vanderlei José Crestani; e de Virmond (Oeste), Lenita Orzechovski Mierza, a pagar multa individual de R$ 1.503,75. Ambos foram condenados após a comprovação de que usaram dinheiro público para fazer promoção pessoal. Não há mais possibilidade de recurso.

Placa
Segundo o TCE, Lenita Mierza – que administrou Virmond entre 2009 e 2016 – foi condenada por ter emplacado um um veículo oficial da prefeitura, que servia diretamente a então prefeita, com as letras APL e os números finais 22. Segundo representação do então vereador Neimar Granoski, as letras se referiam às inicias de Administração Prefeita Lenita. Já o 22 fazia menção direta ao número do Partido da República (PR), pelo qual a prefeita foi eleita. Vanderlei Crestani (gestão 2005-2008) utilizou a logomarca de sua campanha – um coração estilizado – para ilustrar a edição de maio de 2006 do jornal custeado pela Prefeitura de Chopinzinho e distribuído gratuitamente à população.