Quem gosta de viajar geralmente costuma trazer na bagagem várias fotografias. Antes dos smartphones, a saga era encontrar espaço físico e tempo para organizar e guardar as fotos das viagens, geralmente separadas por álbuns de tamanhos diversos. Depois, a luta era conseguir separar as (centenas) de fotos digitais em pastas, também dividas em álbuns. Neste cenário de desordem, em 2013 alguns fotógrafos criaram o Flytographer, site que reúne profissionais no mundo inteiro, para oferecer um novo serviço: o registro de viagens feito por fotógrafos contratados no destino.

No último ano, esse tipo de serviço ganhou uma nova modalidade: a contratação do fotografo para documentar toda a viagem, desde o local de partida (a casa), aos melhores momentos do destino escolhido até o retorno da viagem. A pioneira em ofertar este tipo de serviço solo — que é para poucos, mas é a última tendência — é a fotografa curitibana Mariana Lima de Almeida. A ideia surgiu quando viajei e na volta percebi que não tinha nenhuma foto minha nos lugares. Apenas fotos de paisagens, feitas com celular, conta.

Foi aí que Mariana teve a ideia de formatar o novo serviço que é, basicamente, o viajante contratar um fotógrafo para acompanhar na viagem, registrar tudo. O cliente contrata o profissional e arca com suas despesas de viagem (passagem, alimentação e estadia), explica Mariana. Ela ressalta que vale para todo o tipo de viagem, desde uma feita em família, a lua-de-mel e casamentos feitos no exterior.

Além de fazer as fotos durante a viagem, Mariana conta que edita as fotos de acordo com os interesses e personalidade de quem contrata o serviço. Os interessados podem contratar o serviço pelo e-mail [email protected] ou peloi whats (41) 9 9935 7478.

Flytographer — O site Flytographer tem profissionais disponíveis em mais de 200 cidades ao redor do mundo, especialmente na Europa e nos EUA. As cidades onde há mais procura são Nova York, Paris e Londres. No Brasil, o serviço está disponível no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Balneário Camboriu. Os preços são fixos e variam de US$ 250, 30 minutos, a US$ 500, uma hora. Como moram nos destinos, acabam dando dicas sobre a cidade e apresentando seus lugares preferidos aos turistas. O endereço do site é www.flytographer.com


Motivos para contratar fotografo nas viagens

1 – City tour
O ensaio fotográfico acaba por se transformar em um tipo de tour personalizado. Visitar uma cidade e conhecer os pontos mais importantes do lugar é uma preocupação de muita gente. Por mais que se planeje cada detalhe, tem sempre um cantinho que vale uma foto e que não tínhamos a ideia da existência até chegar ao local. Um ensaio fotográfico é uma maneira de conhecer a cidade e de ter o registro destas descobertas

2 Fotos são eternas
Pode parecer a coisa mais clichê do mundo mas toda viagem é um investimento. Nem sempre barato como gostaríamos. Comida, compras, hotel, tudo isso é passageiro, mas as fotografias são eternas. Poder voltar com a mala cheia de memórias registradas artisticamente não tem preço e ficam lindas expostas pela casa inteira. Um ensaio fotográfico pode caber sim no orçamento, mesmo que seja apertado, por isso, planeje a viagem com antecedência.

3 Todos na mesma foto
Não se preocupar muito em esperar para saber se a foto vai ficar ruim. Pedir para outras pessoas estranhas na rua tirarem foto é quase sempre um processo chato, ou de pedir ou de ver o resultado e ter que agradecer mesmo sem gostar. Se não ficou legal o jeito é esperar outra alma caridosa aparecer e pedir para fotografar novamente, desta vez tentando explicar com detalhes e com sorte pegar algo mais do que só o rosto de vocês. Um fotógrafo sabe o angulo que fica bacana, o fundo melhor e como valorizar a foto sem perder muito tempo.

4 Adeus selfies
O pau de selfie pode até ajudar, mas ainda não se compara a uma foto tirada artisticamente com todo o cenário escolhido compondo a foto. Famílias e casais que viajam sozinhos sabem bem a tortura que é isso, ou é um festival de selfies ou alguém sempre fica de fora. Um fotógrafo estará lá para garantir que todos saiam na mesma foto!

5 Momentos futuros
As fotos tiradas profissionalmente em viagens não são apenas motivos para ostentação no Instagram e redes sociais;Mais do que isso elas tornam ocasiões futuras ainda muito mais especiais. Festas de 15 anos, casamentos e noivados por exemplo ganham um toque especial na decoração e deixam os convidados babando ao verem as fotos dos momentos mais importantes para o casal ou do aniversariante.