Se você tiver entre 1.200 euros até 25.000 euros para gastar com uma única noite de hotel, vai poder se hospedar no hotel-palácio Crillon de Paris. O príncipe saudita Mitab Ben Abdallah-al-Saoud investiu 250 milhões de euros nas reformas do prédio e mais 400 milhões de euros na renovação da decoração. A gestão do hotel está nas mãos da Rosewood Hotel, conglomerado de Hong Kong. Importante: o café da manhã não está incluído na diária.

Dá para escolher entre os 124 apartamentos, 10 suítes de luxo e 2 Residências de 450 metros quadrados cada, com vista do terraço para a Place de la Concorde e o Palais Bourbon. A decoração ficou a cargo de Karl Lagerfeld. Quem quiser imitar Madonna, vai ter que dispor de 32 mil euros por noite nas dependências tão especiais.

Detalhe: em plena era da internet, do celular e das redes sociais, todos os apartamentos têm uma caixa com papel de carta e uma caneta. E para que ninguém esqueça que um dia foi criança, há também um yoyo. Para relaxar até o mais estressado executivo. Há uma cafeteira, uma caixa para deixar os sapatos, que amanhecem reluzentes de tão limpos. No frigobar tudo o que dá vontade de experimentar: cerveja parisiense custando 15 euros, 11 euros uma limonada artesanal, 55 euros meia garrafa de champagne Bollinger, 80 euros o billecarte –Salmon Rosé. Como o prazer deve ser respeitado, melhor não fazer contas.

Foi em 1758 que Louis XV mandou seu arquiteto Ange-Jacques Gabriel construir um prédio na rua Royale. Atrás deveria ser construída a Casa da Moeda, que acabou se instalando no quai Conti. Os terrenos foram divididos em quatro partes, uma das quais ficou com o duque d’Aumont, que designou o arquiteto Louis-François Trouand para construir sua mansão-palácio, terminado em 1770. Oito anos mais tarde, o duque de Crillon adquiriu a propriedade, mas não chegou a usá-la porque teve que emigrar.

No pátio interno, jardim, piscina e brasserie

 

Confiscado pela Revolução, o prédio retornou aos antigos proprietários e se foi residência parisiense da duquesa de Crillon, ficando na família até 1907. Todas as manhãs havia missa na pequena capela particular, que existe até hoje. Depois a princesa de Polignac, neta do duque de Crillon, vendeu o prédio para a Société das grandes lojas de departamentos e hotéis da rede Louvre, que transformou a residência particular em hotel de luxo.

Nas reformas, os trabalhos em madeira foram vendidos, assim como outros elementos de decoração. Parte das verdadeiras obras de arte em madeira estão hoje na Embaixada do Chile em Paris, outras foram para a villa Ephrussi dos Rothschild em Saint-Jean-Cap Ferrat, também no Metropolitan Museum of Art de Nova York e até para um colégio em Vermont. O Hotel de Crillon foi inaugurado em 1909. No prédio de 1758 inteiramente restaurado, há toques contemporâneos nas pinturas, esculturas, fotos. Para atender a uma clientela tão especial, são 373 empregados a postos dia e noite,- dos quais 12 mordomos -, prontos para resolver qualquer problema ou realizar qualquer vontade.

Banheiro em mármore branco e cinza, um luxo só

Uma piscina no subsolo com 14 metros por 14 metros, um jardim e a brasserie esperam pelo hóspede, transportado em um elevador vintage. Para chegar a tantos requintes foram necessários, além dos milhões de euros do príncipe saudita, quatro anos de trabalhos de restauração e renovação. Você já pode fazer sua reserva.

 

VIVENDO COMO UM REI
Mas há outras maneiras de vivenciar o luxo. Com muita história, arte e belas paisagens. Basta escolher um dos palácios e mansões que foram transformados em hotéis, espalhados pela Europa. Se o seu sonho é o de dormir em um castelo com torre redonda, ponte levadiça, tipo fortaleza de contos de fadas, vá até o Burg Deutschlandsberg, que fica entre as colinas do sudeste da Estíria, Áustria.

Os apartamentos são decorados com móveis antigos, mas o hotel oferece todos os confortos modernos. Como acesso internet gratuito, camas antialérgicas, mini bar, televisão com canais por satélite. E tem mais: o castelo é rodeado por vinhedos, já que está na região vinícola de Schilder. Reformado em 1989, o hotel tem o restaurante que recebeu 14 pontos GaultMillau, sempre servindo ao lado da gastronomia internacional, especialidades da Estíria.

Torre redonda, prédio do século XII, ponte levadiça, dá para imaginar a Bela Adormecida no hotel instalado
em palácio na Áustria

No Spa, sauna e banho a vapor. O Solarium tem um custo adicional, mas no verão o relax acontece nos jardins, com banho de sol dando vista para o Deutschlandsberg. Os hóspedes andam apenas 2 minutos para alcançarem uma taverna de vinhos. Já a Weinebem Ski Area fica distante apenas 20 quilômetros. E com 5 minutos de carro dá para alcançar Bad Gams Lake e um moinho antigo que fabrica óleo a partir de grãos. O Framental Golf Course fica a 2 quilômetros dali.

O hotel no castelo funciona de abril a dezembro e permite aos hóspedes além da prática do golfe, a equitação, natação e caminhadas em meio de belas paisagens.

NAVEGAR É PRECISO. VIAJAR TAMBÉM
Navegar pelos rios da Europa é uma das melhores maneiras de conhecer lugares de sonho. Faça a Descoberta dos rios Reno e Meno, entre Amsterdã e Nuremberg, durante sete noites. Saída no dia 6 de outubro. Cabines categoria A (varanda) custam 2.406 dólares por pessoa, já com o desconto de 1.184 dólares cada. No roteiro Sensações do Sul da França , entre Lyon e Arles, também de 7 noites, terá saídas nos dias 12, 19 e 26 de agosto. Tarifa de 1.939 dólares por pessoa em cabine dupla, na categoria D (externa). Já está aplicado o desconto de 856 dólares por pessoa. Encantamento da Europa Oriental fará o roteiro entre Budapeste e Bucareste durante 9 noites. Saída no dia 17 de outubro, com tarifa de 2.550 dólares em cabine categoria A (varanda). O desconto de 1.285 dólares por pessoa já está aplicado.

O que está incluído nos cruzeiros fluviais: passeios diários com guia local; bicicletas disponíveis nos portos, com GPS indicando os principais pontos turísticos; café da manhã, almoço e jantar, com opções de pratos regionais durante jantar; refrigerantes, cerveja e vinhos, servidos no almoço e jantar; piscina e cinema a bordo; palestras e shows locais a bordo; água cortesia nas cabines; taxa de serviço; traslados de chegada e partida; infoentretenimento nas cabines.

Já pensando em 2018, dá para reservar seu cruzeiro fluvial pela Rússia durante a Copa do Mundo 2018, entre São Petersburgo e Moscou ( ou no sentido inverso). A partir de 7.345 dólares por pessoa. Saídas marcadas em 24 de junho e 8 de julho de 2018 no Scenic Luxury Cruises e Tours, representada no Brasil pela Velle Representações.

A Uniword Boutique River Cruise Collection propõe o roteiro Rússia Imperial de 12 noites, entre São Petersburgo e Moscou,custando 6.099 dólares por pessoa, em cabine dupla. Saídas dias 16 e 28 de junho de 2018.

Mais perto – e mais em conta – são os roteiros de cruzeiros para Cuba, sempre incluindo um crédito de 50 dólares de crédito a bordo em todas as cabines. No Norwegian Sky, a viagem de 4 dias entre Miami e Cuba (pernoite) segue também para as Bahamas. A partir de 688 reais de entrada e 9 pagamentos de 231 reais por pessoa.

No Norwegian Sun a viagem é de 4 dias entre Orlando e Cuba, com pernoite, seguindo para Key West. Tudo por 692 reais de entrada e nove parcelas de 231 reais por pessoa. Peça detalhes ao seu agente de viagens, ou pelo 0800-773-7203