A Universidade Federal do Paraná (UFPR) disponibilizou no site da instituição nesta terça-feira (1) o edital que determina datas, preço e regras do vestibular 2017/2018. As inscrições serão abertas no próximo dia 16 de agosto até às 23 horas do dia 14 de setembro. A taxa de inscrição é R$ 120. A primeira fase do vestibular está marcada para o dia 25 de outubro e a segunda fase será dia 26 de novembro.

 Para o candidato que se inscrever na modalidade treineiro, sem concorrer às vagas, a taxa de inscrição será
de R$ 119,00 (cento e dezenove reais).  A inscrição deverá ser feita pela Internet, no site oficial do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br), mediante o preenchimento do formulário de inscrição, e será consolidada após o pagamento da taxa de inscrição preferencialmente nas agências do Banco do Brasil, nas casas lotéricas ou nas agências bancárias ou após a
homologação da isenção dessa taxa.  O simples agendamento do pagamento no banco não é suficiente para a consolidação da inscrição.

Uma das mudanças é que a validação do termo de autodeclaração dos candidatos (quando se diz se é preto, pardo ou indígena) será feita durante o concurso, entre a 1ª e a 2ª fases. Antes, isso era feito já na matrícula.

Outra novidade é a disponibilização de metade das cotas para pessoas com deficiência. Segundo a universidade, para concorrer o candidato deverá ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Veja o edital publicado nesta terça-feira (1) com todos os detalhes do vestibular