Um ar-condicionado 12000 BTUs pode ajudá-lo a economizar água? Como ir dormir com a TV ligada sem pagar um absurdo na conta de luz? Confira algumas dicas sustentáveis para ajudá-lo na economia de recursos dentro do seu lar:

1 – Faça o possível para evitar vazamentos
Os vazamentos são os grandes inimigos na hora de economizar água. Deixar um chuveiro ou uma torneira pingando durante a noite pode não parecer grande coisa, mas de gota em gota, a quantidade de água desperdiçada é enorme. Pior ainda são os vazamentos internos ou canos danificados, muitas vezes invisíveis aos olhos, mas bastante perceptíveis nas contas de água.

Para evitá-los, a melhor alternativa é ficar de olho nos relógios hídricos, mantendo-os sempre regulados. Marcas de umidade nas paredes ou nos pisos também podem ser sinais de vazamento. Nesses casos, o mais recomendado é procurar por um encanador profissional.

2 – Procure não deixar mais luzes acesas do que o necessário
Ação comum, principalmente em residências grandes que possuem muitos cômodos, deixar muitas luzes acesas pode acabar sendo um problema para conseguir economizar energia elétrica. Por isso, é importante que todos os moradores da casa evitem deixar lâmpadas acesas em cômodos que não estão sendo utilizados – em particular, durante o dia, quando é possível aproveitar a luminosidade natural.

3 – Reaproveite a água do ar-condicionado
Todo mundo sabe que um bom ar-condicionado faz toda a diferença na hora de aliviar o calor nos dias quentes do verão. O que pouca gente sabe é que um ar-condicionado 12000 BTUs pode gerar, por hora, até um litro de água, e esta água pode ser utilizada em serviços domésticos.

Por não ser filtrada, a água do ar-condicionado não é recomendada para o consumo humano. Porém, limpar o chão, lavar o carro ou regar as plantas são algumas soluções que ela pode oferecer, ajudando na economia. Então, se você está pensando em comprar um ar-condicionado split para a sua casa, saiba que é possível aproveitar os benefícios do aparelho de maneira consciente.

4 – Programe a TV para desligar

Algumas pessoas não conseguem dormir sem a TV ligada, seja porque gostam de ver a novela ou assistir a um filme antes de pegar no sono, seja porque os ruídos brancos ajudam a relaxar. Entretanto, ficar com o aparelho ligado a noite toda pode acabar impactando de modo significativo nos valores da conta de energia no fim do mês. Felizmente, a maioria dos aparelhos possui a função dormir. Ou seja, é possível programar seu desligamento, evitando que continue ligado por horas seguidas.

5 – Use a máquina de lavar com sabedoria

O uso da máquina de lavar demanda gastos como água e energia elétrica, além de sabão em pó, amaciante de roupas e demais produtos utilizados para a higienização das peças. Por isso, é mais econômico esperar que certa quantidade de roupa acumule para lavá-la de uma vez só. Em lares com famílias numerosas, o ideal é lavar a roupa uma vez por semana. Já no caso de solteiros e casais sem filhos, o prazo pode ser maior.