Paisagismo dentro de casa

08/08/17 às 23:29 Melissa Mussi | contato@primecomunicacao.com.br

Levar a natureza para o interior residencial proporciona bem-estar e um toque especial de cor na decoração
O uso de plantas na decoração é uma alternativa para incrementar os ambientes residenciais e ampliar a sensação de bem-estar. Além disso, também é uma forma de inserir pontos de cor para complementar uma decoração de base mais neutra.
As arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske explicam algumas vantagens de adotar técnicas de paisagismo dentro de casa. “As plantas trazem vida para o espaço, aproximam o ambiente interno da natureza, deixando o ambiente mais aconchegante e transmitindo tranquilidade e frescor”. Elas acrescentam ainda que essa é uma forma de levar mais personalidade para o lar.

Dentro de casa, as plantas são bem-vindas em todos os cômodos. “Elas podem ser usadas de diversas formas: vasos de bancada, no chão, nichos suspensos, prateleiras ou até mesmo como jardim vertical. Além de decorar, ajudam a purificar o ar e a regular a temperatura”, comentam.

Além da questão estética, dependendo da escolha, as plantas também podem ter uma funcionalidade para o lar. É o caso das ervas e temperos que ajudam a dar um toque a mais de sabor na cozinha.

Ao escolher as plantas para compor ambientes internos, é importante prestar atenção em alguns detalhes, como destacam Mariana e Carolina. “É preciso ter muito cuidado, especialmente com a dimensão, ventilação e iluminação do espaço. O ideal é consultar lojas especializadas para saber qual espécie se encaixa melhor”.

Para complementar a decoração, a dica é caprichar na escolha do vaso onde as plantas serão colocadas. Opções não faltam: coloridos, provençais, espelhados. Basta avaliar qual combina mais com o ambiente ou fazer um contraponto. Por exemplo: se o espaço é bem neutro e segue uma linha clássica, um vaso colorido vai se destacar, mas sem tirar o equilíbrio e a harmonia, por ser um detalhe menor. Por outro lado, um vaso de design clássico é mais versátil e pode ser levado de um ambiente para outro.

Veja abaixo alguns projetos que utilizam plantas para se inspirar.


Rodrigo Ramirez

Projeto de Mariana Stockler e Carolina Posanske. 


Raphael Briest

Projeto de Sérgio Valliatti Jr e Luciana Patrão. 


Marcelo Stammer

Projeto de Sérgio Valliatti Jr e Luciana Patrão. 

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop