A peça O Canto do Cisne, de Anton Tchekhov, terá sua primeira apresentação nesta quinta-feira, 10 de agosto, às 20 horas, no teatro José Maria Santos, em Curitiba. A estreia será marcada por um bate-papo, logo após a peça, ocasião em que a plateia poderá conhecer um pouco mais sobre a obra do escritor russo, considerado um dos maiores contistas de todos os tempos.

A expressão Canto do Cisne surgiu a partir da crença antiga de que o cisne branco passava a vida toda mudo e, na hora da morte, emitia uma bela canção. A metáfora traduz exatamente o momento que vive o personagem de Tchekhov, Vassíli Vassílievitch Svetlovidov, um grande ator, que, aos 68 anos, tendo dedicado 45 deles aos palcos, faz reflexões sobre a vida e, ao mesmo tempo, sobre o papel do teatro na sociedade.

Em cenas carregadas de ironia e humor, a montagem conta no elenco com o ator curitibano Sérgio Silva (como Vassíli) e a violinista Clara Meyer. A direção é de Jul Leardini que, além de atuar na peça, imprimiu à montagem conceitos estéticos de movimentos artísticos que despontavam à época em que a obra foi escrita.

Tchekhov – Anton Tchekhov (1860-1904), juntamente com Constantin Stanislavski – o criador do Teatro de Arte de Moscou –, revolucionou o teatro mundial, apresentando novas perspectivas de atuação e encenação, notadamente nos campos do humano, do existencial e do psicológico.

Além de escritor e dramaturgo, Tchekhov era médico e dedicou-se ao povo da Rússia, atendendo gratuitamente milhares de pessoas pobres. Também criou hospitais, escolas e custeou outras atividades voltadas à comunidade. É lembrado, pelos russos, como um dos homens mais humanitários e benfeitores do país.

Ficha técnica – O texto O canto do cisne foi traduzido pelo professor da Universidade Federal do Paraná Walter Lima Torres e por Andrea Doré. Protagonizada pelo ator, jornalista e radialista Sérgio Silva, a montagem conta, ainda, com a participação especial da violinista Clara Meyer, no papel da sombra de Natasha, e também do próprio diretor da peça, Jul Leardini, como Nikita Ivanovitch, no papel do ponto. A equipe também é formada por: Marcelino de Mirandha, no figurino e maquiagem, Nádia Luciani, na iluminação, Salete Cercal e Loana Terra, na produção, Gerson Delliano, no apoio técnico, Édier William, na fotografia e programação visual, e Maria Amélia Lonardoni, na assessoria de imprensa.