Quando você vai a uma clínica de estética, o que observa? Quais os critérios que estabelece na hora de escolher a clínica X e não a Y? Escolher uma clínica de estética para realizar procedimentos faciais e corporais requer atenção. Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional da Neoderme, Ticiane Araújo Mallmann, é importante observar se há a licença sanitária do estabelecimento e desconfiar dos preços muito baixos.

Polícia apreende mais de 1.700 produtos irregulares em clínica de estética do Batel

O mercado de clínica estética aumentou significativamente nos últimos anos, e infelizmente há muitos locais que agem de má fé e não respeitam as questões mínimas de segurança e higiene para os pacientes. Para uma clínica ter o seu perfeito funcionamento ela precisa da Licença Sanitária, ou seja, um documento administrativo expedido pelo órgão municipal de Vigilância Sanitária após inspeção, atestando que o estabelecimento possui condições para desenvolver uma atividade relacionada à saúde no determinado município, comenta Ticiane.
Para facilitar a escolha na hora de optar por uma clínica de estética de confiança, a especialista listou 4 dicas importantes. Confira!

1 – Desconfie dos preços mais em conta. De acordo com Ticiane, o custo para manutenção dos equipamentos é alto, portanto, não existe mágica para preços muito baixos. Por isso, é bom ficar de olho nas superpromoções que surgem por aí. Todos os equipamentos devem passar por laudos rigorosos anualmente, bem como as manutenções preventivas. Isso gera um custo alto, porém a segurança é garantida. Além disso, é bom lembrar que um profissional capacitado passa constantemente por reciclagens e cursos de imersões atualizados, então tudo isso gera um custo. Todos os produtos utilizados na Neoderme, por exemplo, são produtos cosméticos, enquadrados na legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e respeitam suas determinações, comentou.

2 – Observe a qualidade dos materiais. Quando a clínica tem Licença Sanitária e os profissionais habilitados para realização de procedimentos, o paciente pode ficar tranquilo. Aqui na Neoderme esse tipo de informação está sinalizado na clínica (anexada na recepção). Toda higienização do ambiente, materiais e equipamentos devem ser feitos com uma rotina que já está previamente aprovada e descrita em manual técnico, lembra Ticiane.

3 – Só os tratamentos não fazem milagre. É importante sempre alertar o paciente de que os tratamentos ajudam, sim, na redução de gordura, estria, celulite, flacidez, entre outros, mas é preciso manter uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis. Não há milagres apenas com os tratamentos, então desconfie se o profissional disser que o procedimento será a resolução completa para o problema. O paciente tem que se conscientizar e fazer sua parte, reforça.

4 – Conheça a estrutura da clínica e tenha referências. Ter a opinião de outros pacientes é sempre importante, por isso busque referências, saiba quem são os profissionais da clínica, avalie a estrutura. Tudo isso é importante para definir em qual clínica ir, resumiu.