Na sexta-feira (11), teve início os trabalhos de revitalização da Praça 19 de Dezembro, na área central de Curitiba. A ideia partiu do presidente Gláucio Geara que entrou em contato com algumas empresas, especialmente a Vonder, com o objetivo de prospectar a viabilidade do projeto de recuperação do monumento histórico da Praça 19 de Dezembro, um dos mais degradados do cenário urbano de Curitiba.

O estado atual de degradação do local coberto de pichações chamou a atenção das autoridades, líderes de entidades representativas do setor produtivo e empresários, a ponto de se unirem para devolver a Curitiba um de seus mais expressivos ícones, popularmente conhecido como a Praça do Homem Nu e Mulher Nua.

Os trabalhos de limpeza do monumento tiveram início sob a supervisão da empresa Vonder, uma das idealizadoras do projeto e responsável pelo acompanhamento técnico das ações previstas e doação dos produtos destinados à remoção de manchas, tratamento de fungos e musgos.

A remoção de tinta spray teve início pelo painel de azulejos de Poty Lazarotto e será realizado em toda a extensão da praça durante 15 dias. Segundo Fabiano Polak, diretor industrial da referida empresa, após a limpeza, a praça será completamente hipermeabilizada com produtos especiais para prevenir novas pichações. Também está envolvida nas ações de despiche da Praça 19 de Dezembro a sessão estadual da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB).