Estudantes do curso de Arquitetura da UFPR estão entre os finalistas do 22º Projetar.org, concurso que desafiou acadêmicos do país a projetarem um abrigo para parada de ônibus em concreto. Entre 148 equipes participantes a UFPR destacou-se com Karine Pazemeckas de Faria, Vinicius Vulpini Zanluti e Gustavo de Almeida Beccari, que estão no 8º período do curso e desenvolveram o projeto durante as férias letivas.

Sempre procuramos coisas fora da UFPR para fazer, porque isso permite ampliar o espaço da universidade e o nosso desenvolvimento. Sem falar na experiência e portfólio que também conseguimos ampliar – conta Karine.

O Projetar.org é um portal que visa à interconexão de estudantes universitários por meio de concursos que propõe o desenvolvimento de projetos ligados à temas atuais. Além de proporcionar aos estudantes que explorem seu potencial nos mesmos moldes exigidos nos concursos profissionais, os participantes acabam fazendo parte de uma vitrine para o mercado.

O diferencial do projeto

A equipe conta que quando o edital do concurso foi publicado já exibia a informação de que o material a ser usado no desenvolvimento do projeto era o concreto. O trio iniciou então uma pesquisa sobre o material, buscando fontes acadêmicas para embasar o projeto. Nós fomos ao mundo acadêmico buscar informações para aplicar na prática. Para que o que está dentro da universidade também faça parte da realidade, do cotidiano das pessoas – explica Karine.

Dessa forma os estudantes usaram a tecnologia do contrato tanto para a estrutura, mas também para vedação e cobertura. Além disso, conseguiram atender outra exigência do projeto sem recorrer aos materiais mais tradicionais na confecção de painéis de informação: Ao invés de usarmos um painel tradicional, usamos o próprio concreto. Fizemos um painel de concreto usando um pigmento termo crômico, que faz o material mudar de cor conforme a temperatura – resume a estudante de arquitetura que diz também estar confiante em relação a qualidade com que a equipe desenvolveu a proposta.

O concurso é realizado em parceria com uma dos mais importantes encontros da construção civil na América do Sul, o Concrete Show South America, e marca o 4º prêmio Soluções para Cidades. A avaliação final da proposta dos finalistas acontecerá de 23 a 25 de agosto, em São Paulo, no 11º Concrete Show South America. Os resultados serão divulgados durante o Seminário Soluções para Cidades, que faz parte do evento e acontece no dia 24 de agosto.