O Coritiba começou o segundo turno do Campeonato Brasileiro da pior maneira possível. Jogando contra o lanterna Atlético-GO, após uma semana cheia para trabalhar com o técnico Marcelo Oliveira, a equipe paranaense não apresentou evolução alguma, pouco jogou e acabou derrotado por 1 a 0, gol marcado por Jorginho em jogada surgida a partir de uma cobrança lateral.
Se depois de vencer duas vitórias seguidas o Coxa já voltava a sonhar com vaga para competições continentais em 2018, com o tropeço (aliado às vitórias de Avaí e São Paulo) a equipe volta a ter de olhar para a parte de baixo, já que a diferença para a zona de rebaixamento cai para três pontos.
Foi uma derrota muito por aquilo que não fizemos. Levamos um gol de desatenção e temos tido problema na transição do meio para frente, já que estamos jogando sem um meia. Erramos muitos lançamentos, coisas simples de jogo, comentou o técnico coxa-branca após a partida no Estádio Olímpico de Goiânia.
A dificuldade do time na hora de criar, inclusive, é evidenciada pelos números. Além de ser a quinta equipe que menos chuta a gol (média de 11,7 por partida), o Coritiba é, ao lado do Atlético-GO, das únicas equipes que fez mais gols em lances de bola parada (11) do que com bola rolando (10), tendo o quarto pior ataque da competição e o terceiro pior índice de acerto de passes (considerando-se cruzamentos e lançamentos), com 76,4%. Os dados são do WhoScored.
Por isso, a pressão é grande, bem como a cobrança interna. Tem que se empenhar mais. É um jogo em que muitos falam que é fácil, mas a gente sabe que não é. Então, a gente deixou um pouco a desejar hoje, afirmou o volante Jonas. Um certo marasmo, desatenção, e acabamos tomando o gol. Não pode acontecer. Vamos corrigir, se cobrar. Uma partida em que deixamos escapar pontos, mas agora não tem o que fazer, complementou o goleiro Wilson.
Na próxima rodada, no domingo, às 19 horas, o Coxa joga em casa contra o Santos. Marcelo Oliveira tenta manter o otimismo, mas parece manter um pé atrás. Estou otimista de recuperação em casa. Espero que a gente possa ser forte, disse.

Clube busca reforços, mas vê dificuldades no “mercado da bola”

Em busca de um zagueiro e um jogador de frente, o Coritiba vem encontrando grandes dificuldades para conseguir bons nomes no mercado. Nas últimas semanas, dois nomes bastante especulados foram os do defensor Ernando e do ponta Marquinhos, ambos do Internacional (sendo que o último está emprestado ao Sport). As duas tratativas, contudo, esbarram no salário dos atletas que, juntos, ganha mais de R$ 400 mil por mês.
Antes deles, o clube também tentou repatriar o zagueiro Emerson, que chegou à Seleção Brasileira atuando pelo próprio Coritiba (em 2011). O Botafogo, porém, não topou fazer negócio por ter o experiente atleta como opção principal aos titulares da função, Igor Rabello e Joel Carli.
Para a armação das jogadas, a esperança do torcedor pode ser o alemão Alexander Baumjohann. O jogador de 30 anos tem sido relacionado para as últimas partidas e tem ficado no banco de reservas, mas ainda não teve oportunidade de mostrar seu futebol aos torcedores.