Já são mais de 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O número causa alarde e esses indivíduos se sentem pressionados de maneira psicológica e financeira para voltar ao mercado de trabalho. O que poucos brasileiros sabem é que este período de pós demissão pode ser valioso e bem aproveitado desde que, na medida do possível, quem perdeu o emprego consiga manter a calma e fazer planos futuros.

Uma pesquisa recente da Universidade de East Anglia e do What Works Center for Wellbeing mostra que os sentimentos ruins associados a demissões é pior do que uma separação conjugal. Então, como tornar este momento encarado como negativo em positivo?

Especialista em carreiras e criador do Coworking 1108, Daniel Olszewer, conversou com algumas pessoas que passaram por isso. Além dos depoimentos, Olszewer mergulhou em dados recentes sobre o período e retirou pontos fundamentais para ajudar o ser humano a administrar melhor a sua rotina após esse desligamento empregatício.

Entre os principais passo, além de manter a calma, é fundamental buscar manter uma rotina. Apesar de não ter mais o compromisso com horário, é importante se manter ativo, acordar e dormir sempre no mesmo horário. Para ajudar nesta tarefa Olszewer aconselha a quem perdeu o emprego a buscar um hobbie. Dependendo do que seja, esse hobbie pode ajudar a ganhar um dinheiro extra.

Apesar do dinheiro estar contado, Olszewer aconselha a busca da ajuda de um psicólogo. Ele cita os programas gratuitos mantidos pelas universidades e centros de atenção psicossocial como uma alternativa. As consultas são gratuitas e para frequentar basta ter assiduidade às consultas.


Como agir ao perder o emprego

1 Parece clichê, mas o pontapé pode te levar para frente
Com o desemprego há uma sensação de tempo livre o que provoca uma tendencia para trocar o dia pela noite. É aí que reside o perigo. Estabelecer uma rotina desde a hora de despertar ao momento de adormecer é importante. Pratique um exercício físico, leia mais e ouça música. São nestes momentos em que o cérebro está relaxado que surgem grandes ideias. Inclusive ideias para abrir um negócio, falar com conhecidos sobre a sua situação e até trocar de carreira.

2 Não crie expectativa
Esse passo é um dos mais difíceis de praticar por quem está procurando emprego, porém o mais necessário. Muitas empresas não dão feedback para o candidato quando estes não são aprovados nos processos seletivos. Por isso, a ansiedade acompanhada da expectativa toma conta de muitos. Para minimizar isso, recorra o Mindfulness — a prática não envolve dinheiro e é relativamente simples, pois trata-se de concentrar os cinco sentidos no momento presente. Automaticamente o cérebro terá uma sensação de satisfação e elevará as suas conexões neurais. Isso ajuda muito nas entrevistas.

3 Aposte em um hobby/freela para ganhar dinheiro extra
As formas de trabalho vêm mudando com o passar do anos. O mundo passa hoje por uma era em que as atividades se fundem com a personalidade e aptidão dos seres humanos. Com isso, muitas pessoas estão ganhando dinheiro com trabalhos pontuais. Descubra o se há um dom além do trabalho formal. E caso não queria trabalhar em casa ou sozinho opte por um coworking.

4 Vá ao psicólogo
Acredite: isso não envolve dinheiro. Há muitos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e universidades que disponibilizam atendimentos gratuitos. Basta se inscrever e ter assiduidade às consultas. De acordo com a pesquisa da Universidade de East Anglia, os indicadores de saúde mental e satisfação com a própria vida após uma separação só normaliza após 4 anos. Já no caso de demissão esses índices, mesmo após estes 4 anos, podem continuar caindo. É preciso compreender esses sentimentos como tristeza e frustração.

5 Supere o ex-emprego
O ideal é reflitir antes de começar em um novo emprego. Lembre-se que envolve um compromisso com outro alguém e que nem sempre é na primeira oportunidade que vai aparecer o trabalho ideal, que pague o necessário, mas é importante não desanimar. Organize-se, cheque quais serão as as atividades, pesquise sobre a empresa, tente conversar com quem já trabalhou e trabalha na corporação. Dialogar e pesquisar: essas são as palavras da vez neste momento.