Se Dubai de hoje começou em 1793, quando a tribo Bari Yas se estabeleceu em Abu Dhabi, a verdade é que 3000 antes de Cristo já havia povoamento na área , desde pelo menos a Idade de Bronze, como provam evidências arqueológicas.
Nos séculos V até VII depois de Cristo, Jumeirah era uma estação de caravanas que ligava a estação a rota mercantil de Omã (hoje Iraque). A subsistência era baseada na pescaria, procura de pérolas e construção de barcos. Foram os portugueses, no século XVI, os primeiros europeus que mostraram interesse nos caminhos do comércio da região.

O petróleo foi base da atual prosperidade, descoberto na região em 1950. Em Dubai foi iniciada exploração em 1966, a partir do campo de Fateh. Maior cidade no emirado de mesmo nome, Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos, na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos 7 emirados que compõem o país. A população local é de menos de 3 milhões de habitantes e 80% é formado por estrangeiros que fazem temporadas de trabalho na região, ocupando todos os campos de serviços.

Voo direto entre o Brasil e Dubai, é com a Emirates, destaque em conforto e bom atendimento

Em apenas cinco décadas, Dubai entrou para a história da humanidade como um exemplo de uma progressista administração. Transformar areia em ouro foi a tarefa bem sucedida do xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governante e também primeiro ministro, e vice presidente dos Emirados Árabes Unidos. Junto das dunas do deserto surgiu a mais moderna cidade do planeta. Destino dos mais procurados internacionalmente, tem como cartão postal alguns dos ícones da arquitetura contemporânea, como o Burj Al Arab, o mais alto edifício do mundo, o Burj Khalifa, ao lado de resorts de luxo, imensos shoppings, tudo construído sobre ilhas artificiais criadas pelos homens.

O desenvolvimento extraordinário de Dubai começou com o petróleo. Mas o ouro negro e o gás natural contribuem com apenas 6% do PIB. Os magnatas do petróleo investiram forte no turismo, atraindo milhões de visitantes. O território é pequeno, a água não existe naturalmente, o verde e as flores que enfeitam a paisagem são conseguidos com água recuperada do mar. Tudo o que é consumido, é importado.

Decoração baseada na cultura árabe, nos quartos do Arabian Court da rede One&Only

Sim, o Brasil é um verdadeiro continente, em que se plantando tudo dá, a água jorra de nascentes, cachoeiras e belas cascatas, o mar é um horizonte sem limites e as florestas são cobiçadas por todos os colonizadores de corpos e almas espalhados pelo universo. Há, e temos petróleo. Muito. Até debaixo do oceano. Mas falta o Homem. Falta aquele dirigente que faria o país crescer constantemente, sempre em mutação, como Dubai. Na falta de riquezas naturais além do petróleo, a economia foi inteligentemente direcionada para o turismo, comércio, setor imobiliário, serviços financeiros.

E quem já viajou de avião com as companhias aéreas do Oriente Médio, sabe: são as primeiras em conforto, modernidade, atendimento. Emirates, Qatar, figuram em destaque no campo da excelência.

HOTELARIA ESPECIAL

O mesmo acontece com a hotelaria. A Travel + Leisure, no seu 22º World’s Best Awards anual, colocou mais uma vez a rede One& Only em destaque com três nomeações destacando o luxo perfeito nos mais bonitos lugares do planeta, com serviço impecável e a genuína hospitalidade dos Emirados Árabes.

Sala especial para degustação de vinhos, destaque em restaurante de hotel resort em Dubai

O Royal Mirage tem um quilômetro de praia particular em Dubai. Com ambiente moderno baseado na cultura árabe, oferece 3 ambientes distintos: The Palace, com entrada privativa; Arabian Court, decorado com o que há de melhor na arte do Oriente , e o Residence & Spa, com clima mais íntimo e excluviso. A gastronomia é ponto alto em todos os restaurantes e destaca também a Beach Garden Villa. Todos os restaurantes têm vista para Palm Island Bay. O resort oferece 8 restaurantes de cozinha local e internacional, incluindo Jetty Lounge e Eauzone, restaurante majestoso com vista para o Arabian Golf e piscina transparente.

A rede Only&Only é também a preferida pelos que gostam de repousar e fazer tratamentos de bem estar em Spa, com Hammam tradicional com experiência de tratamentos marroquinos. Na Palm Island fica o resort de frente para o mar — One& Only The Palm – um elegante oásis construído em uma península particular, abrindo horizonte para o skyline de Dubai. O Spa é o primeiro nos Emirados Árabes a utilizar a marca Guerlain. A marina, as quatro villas de praia, a experiência culinária com Zest, 101 Dining Lounge and Marina, Stay, de Yannick Alléno, chef de 3 estrelas Michelin, são alguns destaques do resort.

 

Aquários gigantes em resorts e shoppings, uma das atrações mais visitadas em Dubai

Na África, o One&Only Cape Town, primeiro Urban Resort com vista panorâmica para a Table Mountain. Fica no centro da Cidade do Cabo no elegante Victoria and Albert Waterfront. Acaba de inaugurar a Champagne Suite bey Dom Pérignon, primeira na cidade e na África. O resort é também um paraíso para os epicuristas, com 2 restaurantes estrelados: o primeiro Nobu da África, com especialidades japonesas e um toque peruano, e o Reuben’s, restaurante urbano do célebre chef Reuben Riffel. Com o melhor Spa da cidade, construído em uma ilha próxima da marina, é a perfeição de bem estar.

A rede One&Only, destacada em quatro categorias neste 2017, como melhores hotéis resorts do mundo, criada para o mercado de alto luxo, está com espaços em algumas das mais belas paisagens do planeta. Destacando, é claro, os hotéis de Dubai.

Suites nos principais hotéis e resorts, são cenários das Mil e Uma Noites

 

Praia do Arabian Court, junto de piscinas e restaurante ao ar livre

 

Na praia, o horizonte da marina, um dos pontos turísticos de Dubai