Os conflitos armados, a violência e os desastres naturais causaram mais de nove milhões de novos deslocados no mundo na primeira metade deste ano, segundo dados publicados ontem pelo Centro de Monitoramento do Deslocamento Interno (IDMC, na sigla em inglês), organização ligada ao Conselho Norueguês para Refugiados (NRC – Norwegian Refugee Council). De todas essas vítimas, 4,6 milhões fugiram por causa de conflitos, número que no ano passado só foi atingido em setembro. A República Democrática do Congo (RDC), cuja região central se transformou em um novo foco de violência, é o país que gerou mais novos deslocados, praticamente um milhão apenas nos primeiros seis meses desse ano. Com isso, o número total de deslocados na RDC, onde o conflito já se expandiu para oito das 26 províncias do país, soma cerca de 3,7 milhões de pessoas, o que configura a pior situação da África. No Iraque, onde uma longa ofensiva militar conseguiu retomar a cidade de Mossul após três anos sob controle do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), houve quase 1 milhão de deslocados internos.

RACISMO
Crítica
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, criticou indiretamente o presidente dos EUA, Donald Trump, ontem por ter culpado “ambos os lados” pelos violentos confrontos do fim de semana entre supremacistas e manifestantes contrários a eles em Charlottesville, na Virgínia. Segundo May, não há “equivalência entre os que propõem visões fascistas e os que as combatem”. May, que falou durante evento em Portsmouth, não citou Trump pelo nome, mas disse ser atribuição de líderes se opor a visões de extrema-direita.

COREIA
Foguetes
Os Estados Unidos acreditam que a Coreia do Norte produz seus próprio motores de foguete, afirmou uma autoridade do setor de inteligência americana. A declaração é dada enquanto alguns especialistas questionam se o regime de Kim Jong Un obteve motores de foguete desenhados ainda pela União Soviética no mercado paralelo na Ucrânia ou na Rússia. Um relatório divulgado na segunda-feira diz que os motores usados pela Coreia do Norte em testes recentes se parecem aos dos soviéticos.

RÚSSIA
Financiador
O líder opositor russo Alexei Navalny afirmou ontem que o presidente Vladimir Putin, financia o regime de Nicolás Maduro na Venezuela e não tem intenção de recuperar os US$ 8,8 bilhões emprestados. “Todos entendemos que se trata de repasses a fundo perdido para o regime de Maduro”, escreveu Navalny em seu blog. Sobre os US$ 2,8 bilhões concedidos pela Rússia à Venezuela em 2011, que de acordo com a última reestruturação da dívida, deverão ser pagos até 2019, Navalny disse que é um “fato” que o Kremlin não irá recuperar esse dinheiro.

TERROR
Reabertura
A Manchester Arena, um ginásio polivalente na cidade ao Norte do Reino Unido que foi alvo de um atentado terrorista em 22 de maio, vai reabrir suas portas no dia 9 de setembro com um show beneficente, anunciou nesta quarta-feira a organização responsável pela Arena. No atentado morreram 22 pessoas. O ginásio ficou fechado ao público desde que um terrorista jihadista se explodiu com uma bomba caseiro nas proximidades do local há três meses, ao final de uma apresentação da cantora pop americana Ariana Grande.