O Coritiba anunciou nesta quinta-feira (17) que conseguiu diminuir a suspensão do atacante Kléber Gladiador. Ele foi punido com 15 jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela cusparada e pela agressão ao volante Edson, do Bahia, em 15 de junho.

Agora, o Coxa conseguiu reduzir a pena para 11 jogos. Com isso, o jogador poderá voltar a jogar contra o Vitória, 28 de agosto, no Couto Pereira.

Antes da partida contra o Vitória, o Coxa recebe o Santos no domingo (20), no Couto.

O restante da suspensão de Kleber (os demais quatro jogos) foi convertida em ações sociais e em multa em dinheiro. O atleta irá realizar ações sociais em entidades beneficentes, que serão divulgadas posteriormente, nos veículos de comunicação do clube, informou o Coritiba.

Para esta decisão, foram levados em consideração o cumprimento de suspensão em 10 partidas, equivalente a 70% do cumprimento da pena aplicada, além de Kleber ser, tecnicamente, réu primário, e o tempo de pena aplicada, que atinge aproximadamente metade da competição nacional, explicou o site oficial do Coxa.

A decisão do STJD explica a redução da suspensão. A conversão de 30% do restante do cumprimento da pena em interesse social, não traz o atleta no status de absolvição, nem de impunidade, mas sim de sistema alternativo de pena, e poderá beneficiar entidades de caridade, crianças, idosos, necessitados entre outros, escreveu Ronaldo Botelho Piacente, presidente do tribunal, na decisão.