A polícia catalã confirmou ontem que realizou uma detenção relacionada ao atentado terrorista de Barcelona, mas não divulgou o nome da pessoa que foi presa. As autoridades também confirmaram 13 mortos e 50 feridos. Mais cedo, alguns órgãos de imprensa locais chegaram a informar que terroristas tinham sido acuados em um bar, mas a polícia negou a informação na sequência. “Ninguém está acuado em qualquer bar no centro de Barcelona. Há um homem detido e o tratamos como terrorista”, informou por meio do Twitter a força policial Mossos d’Esquadra. Não se sabe ainda se a pessoa presa é Driss Oukabir Soprano, um indivíduo de 1,70 metro de altura, apontado como o responsável pelo aluguel da van que atropelou dezenas de pessoas no centro de Barcelona. Sua fotografia foi divulgada. A imprensa local disse que a polícia encontrou uma segunda van, que estaria conectada ao ataque de Barcelona. Depois do atropelamento, o terrorista teria deixado o veículo e realizado alguns disparos durante a fuga. Suas contas nas redes sociais estão sendo investigadas na tentativa de obter pistas sobre possíveis cúmplices.

AUTORIA
Extremistas
O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado em Barcelona. O grupo divulgou comunicado através de sua agência de notícias, Aamaq, e o núcleo de inteligência SITE, que monitora grupos extremistas, confirmou a informação. Um motorista avançou com uma van contra uma multidão em uma avenida do centro da cidade, perto das Ramblas, área turística de Barcelona. O motorista foi preso e já identificado, enquanto outro suspeito foi morto pela polícia. Este é o pior ataque da história da Espanha desde 2004.

HISTÓRIA
Monumentos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o crescimento do movimento de retirada de monumentos de heróis Confederados e declarou que o país está vendo “a história e a cultura serem destruídas”. Os comentários de Trump, no Twitter nesta quinta-feira, ocorrem após os protestos de grupos supremacistas brancos em Charlottesville, no último final de semana, que se manifestaram contra a retirada da estátua do general Robert E. Lee na cidade. O general comandou o exército da Virgínia na Guerra Civil dos EUA.

COREIAS
Paz
Em um esforço para estimular a diplomacia, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse ontem, que considera enviar um representante à Coreia do Norte para negociações se o país vizinho interromper os testes nucleares e de lançamento de mísseis. Ele garantiu à população do país, em pronunciamento, que não haverá mais uma guerra na Península Coreana. “O povo trabalhou unido para reconstruir o país depois da Guerra da Coreia, e não podemos perder tudo por causa de outra guerra”, disse Moon em pronunciamento na TV.

BANGLADESH
Inundação
As inundações provocadas pelas fortes chuvas que caem em Bangladesh há uma semana mataram 56 pessoas, atingiram 4,5 milhões e não para de crescer o número de regiões afetadas pelos temporais. “Desde 12 de agosto, 56 pessoas morreram em 23 distritos e outras 15 estão desaparecidas”, afirmou ontem a porta-voz do Departamento de Gestão de Desastres (DDM), Naznin Shamima. Segundo a porta-voz, as inundações já atingem 26 dos 64 distritos do país e 470 mil pessoas tiveram que ser levadas para um dos 915 abrigos.