SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O atentado terrorista em Barcelona que deixou ao menos 13 pessoas mortas nesta quinta-feira (17) recebeu condenação de diversos líderes políticos mundiais.
“Sejam duros e fortes, nós amamos vocês”, escreveu em uma rede social o presidente americano, Donald Trump. “Os EUA condenam o ataque terrorista em Barcelona e farão todo o necessário para ajudar.”
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que “terroristas em todo o mundo devem saber que os EUA ou nossos aliados estão comprometidos em encontrá-los e trazê-los à Justiça”.
O ex-presidente Barack Obama disse estar pensando nas vítimas do atentado e em suas famílias. Disse ainda que os americanos estarão sempre ao lado dos amigos espanhóis.
A prefeita de Barcelona, Ada Colau, que está fora da cidade, mas se manifestou pelas redes sociais. “Barcelona é uma cidade de paz. O terror não conseguirá que deixemos de ser quem somos: cidade aberta ao mundo, valente e solidária”, disse Colau, que agradeceu à solidariedade ao redor do mundo.
“Catalunha tem sido e será uma terra de paz e acolhimento. Não deixaremos que uma minoria acabe com um modo de vida que se forjou ao longo dos séculos”, disse o governador da Catalunha, Carles Puigdemont.
O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, manifestou no Twitter sua solidariedade às vítimas do atentado. “Toda a UE está unida em defesa da paz”, escreveu o italiano.
O presidente francês, Emmanuel Macron, também usou sua conta no Twitter para oferecer apoio às vítimas do ataque. “Todos os meus pensamentos e solidariedade às vítimas do trágico ataque a Barcelona. Continuamos unidos e determinados”, afirmou o presidente.
Também através da rede social, Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, descreveu o ataque como revoltante e se declarou solidário aos espanhóis. O vice-chanceler e ministro de Assuntos Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, afirmou estar “profundamente abalado com as notícias de Barcelona”.
O governo mexicano, por meio de uma nota publicada pela secretaria das Relações Exteriores, condenou o ataque e o classificou como “um ato inaceitável de violência”. “O México reitera sua rejeição ao terrorismo em todas as suas formas e manifestações, e transmite suas mais sinceras condolências ao povo e às autoridades de Barcelona e Catalunha e ao governo da Espanha, assim como aos parentes das vítimas”, diz a mensagem.
O presidente brasileiro, Michel Temer, também utilizou as redes sociais para enviar mensagem de apoio à cidade catalã. “Estamos consternados com o ataque em Barcelona. O Brasil se solidariza com o povo espanhol.
Nossos sentimentos à família das vítimas”, escreveu. Em nota, o Itamaraty informou que o “governo brasileiro deplora veementemente o ataque terrorista ocorrido na tarde desta quinta-feira em Barcelona”. O Ministério diz que até este momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas.