Uma demonstração do acerto que passou a existir nas novelas da Globo é o bom resultado das suas produções em cartaz. Entre ‘Malhação’ e ‘Os Dias Eram Assim’, incluindo no meio disso as séries ‘Sob Pressão’ e ‘A Fórmula’, apenas ‘Pega Pega’ não caiu inteiramente na graça do público e é aquela que, de forma bem merecida, tem recebido as maiores críticas. No mais é difícil encontrar uma outra fase tão auspiciosa, mesmo quando se recorre aos tempos da divisão do departamento em núcleos, todos trabalhando sob a direção geral de Daniel Filho. Esta uniformidade de resultados é fruto de um trabalho cuidadosamente planejado por Silvio de Abreu, o atual responsável, tanto no que se refere ao que já está no ar mas da atenção ao que ainda virá pela frente. A fila montada em quase cinco anos, em se tratando das próximas atrações, tem permitido aos autores e diretores trabalharem com tempo mais que suficiente, reduzindo a índices insignificantes as possibilidades de erro.


Em cima disso
A segunda temporada de ‘Sob Pressão’, marcada também pelo excelente desempenho do seu elenco, acaba de ser confirmada pela Globo para o ano que vem. Gravações de outros 12 episódios, a partir dos primeiros dias de janeiro.

Silêncio
Na Band, pouco se fala sobre a transmissão da Copa do Mundo, por ser um assunto restrito a sua mais alta cúpula e também porque ainda não existe nenhuma decisão sobre nada. Por enquanto, o que há é apenas o desejo de fazer.

Apertando o cinto
Sob sério risco de não fechar a conta no final do ano, o SBT começa a colocar em prática um novo plano para enxugar despesas possíveis. E com um desenho que, pelas linhas traçadas, terá reflexos imediatos na produção dos seus programas. Acabar com o ‘Máquina da Fama’ foi apenas uma dessas medidas.

Mas tem mais
Nesses últimos anos, mesmo com as férias coletivas da produção, todos foram obrigados a deixar programas inéditos para o período. Agora, para evitar gastos, já existe a decisão de colocar reprises em janeiro e fevereiro.

Não tem sentido
As operadoras de TV têm que ser mais cuidadosas em algumas das suas decisões operacionais. Desde o último dia 10, com a mudança dos números de canais, os assinantes de Maricá, em vez de receber os telejornais do Rio, passaram a ser obrigados à assistir os da Inter TV, com noticiário do litoral fluminense, que nada têm a ver com eles. Erro feio.

Futuro
Sobre o Jô Soares, a informação é que ele continua em férias sabáticas na Globo, após renovação de contrato no fim de 2016. Se vai voltar ao ar em 2018, ainda é uma incógnita. Porém, chama atenção o fato de a emissora ter solicitado, mês passado, renovação sobre o domínio da marca ‘O Programa do Jô’.


Francesinha – ‘Tempo de Amar’, próxima das 18 horas da Globo, já tem todo o seu elenco participando das gravações. Trabalhos bem acelerados.  Sabrina Petraglia, de volta às novelas, é Olímpia, que acaba de voltar ao Brasil depois de uma temporada em Paris. 


Grandeza – 1
De acordo com levantamento da Kantar Ibope Media, entre janeiro e julho deste ano, 47 programas diferentes de realities shows culinários foram transmitidos nas TVs aberta e paga no Brasil. Quase 39 milhões de pessoas dedicaram ao menos 1 minuto a este conteúdo nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida regularmente. Essas praças correspondem a 56% da população que possui TV no domicílio.

Grandeza – 2
Ainda sobre este estudo do Ibope, o mesmo levantamento apontou que os realities culinários são mais consumidos por mulheres e classe A/B. Quanto a faixa etária, a população de 25 a 49 anos foi a que mais assistiu à esse tipo de conteúdo.


Bate – Rebate

  • Agora sim os trabalhos de ‘Poliana’, próxima novela do SBT, vão ganhar embalo…
  • … Com as contratações de Mel Lisboa, Dalton Vigh, Igor Rickli e Guilherme Boury, o elenco adulto também começa a ser fechado. 
  • Evaristo Costa, mesmo fora da televisão, continua dos mais assíduos e atuantes nas redes sociais.
  • Nova novela do João Emanuel Carneiro, de acordo com a sinopse aprovada, deve seguir linha semelhante dos seus antigos trabalhos…
  • … História distribuída em poucos núcleos, movimentando apenas elenco indispensável…
  • … Aliás, o diretor Dennis Carvalho já está completamente envolvido na escolha desses nomes.
  • Lair Rennó, do ‘Encontro com Fátima Bernardes’, participa nesta sexta do programa ‘No Ar Com Otaviano’, 9h30, na rádio Globo.
  • Mais de meio milhão de pessoas assistiram ao ‘Saia Justa- Especial BH’ exibido no último dia 9…
  • … O programa que deixou o GNT em quarto lugar no ranking da TV paga entre o público feminino com mais de 35 anos durante sua exibição…
  • … A última edição do projeto ‘Saia Justa por Aí’ este ano será em Campinas, em outubro.
  • Uma tristeza a notícia da morte do Paulo Silvino. Um alguém muito do bem, que dedicou décadas da sua vida ao bom humorismo.

C´est fini

Valdir Bonomi, editor chefe do Noticidade, de Ribeirão Preto, a respeito de nota aqui publicada, sobre a postura do jornal em nem saber abrir espaço para o outro lado, informa que de acordo com os princípios básicos do jornalismo, o Noticidade sempre abre espaço para ouvir todas as pessoas citadas. O que acontece muitas vezes é que nem ao menos recebemos um e-mail como resposta por parte de alguns assessores. Em outras ocasiões, as respostas chegam tardiamente. Mesmo nestes casos não deixamos de divulgar a informação em edição posterior. Assim seja.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!