SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um guarda do Parque Nacional da Serra da Capivara, no interior do Piauí, morreu nesta sexta (18) em um conflito com caçadores que estavam dentro da área de conservação.
Segundo a Polícia Militar de São Raimundo Nonato (a cerca de 530 km de Teresina), um dos municípios que compõem o parque, pelo menos quatro pessoas estavam caçando animais dentro dos limites da Serra da Capivara. Ao serem identificadas por três guardas, entraram em conflito e se envolveram em um tiroteio. Dois funcionários ficaram feridos e o outro morreu.
Outros dois suspeitos tiveram ferimentos, foram localizados neste sábado (28) e encaminhados para um hospital de Floriano (a aproximadamente 250 km da capital). O restante do grupo conseguiu fugir. A polícia faz buscas na região.
O confronto aconteceu no município de João Costa. O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 e, desde 1991, é considerado Patrimônio Cultural pela Unesco. Parte de um corredor ecológico de mais de 414 mil hectares, o parque é um dos principais centros científicos de arte rupestre do mundo, com escavações que revelaram vestígios de mais de 50 mil anos e mais de 900 sítios arqueológicos catalogados.
A região abriga animais ameaçados como o gato-do-mato, o gato-maracajá, a onça-parda e a onça-pintada.
A Folha de S.Paulo não conseguiu contato com o ICMBio (Instituto Chico Mendes), que gere o parque, para identificar o guarda que morreu. O hospital não divulgou o boletim médico dos outros funcionários.
ABANDONO
No ano passado, o local passou por uma crise de falta de recursos que fez com que deixasse de funcionar plenamente.
O ICMBio dispensou funcionários, e os sítios arqueológicos tinham passarelas quebradas, placas de sinalização caídas e pinturas danificadas pela presença de cupins, ninhos de vespas e urina e fezes de mocós (roedor da região). Muitas delas tinham marcas de tiros feitas por caçadores.
Os funcionários que fazem a manutenção do parque e cobram as entradas dos visitantes voltaram a trabalhar em setembro, depois de terem sido dispensados por duas semanas.